Brigadas da Seinfra, SRH e Seplag realizam dia D de combate ao Aedes Aegypti

2 de fevereiro de 2016 - 16:55

Quem passou nesta terça-feira (2) pelo Centro de Convivência do Servidor Público, no Cambeba, pôde tirar muitas dúvidas sobre o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Orientados por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado – Sesa, representantes das brigadas da Seinfra, da SRH e da Seplag realizaram o dia D de combate ao Aedes Aegypti.

Os servidores mostraram ao público o ciclo de desenvolvimento do mosquito, desde a fase dos ovos, passando pelas larvas até o mosquito adulto. Maquetes também demonstravam a forma correta de manter a casa longe do risco de se transformar em criadouros do inseto. Quem teve curiosidade aprendeu a identificar o Aedes Aegypti com o auxílio de um microscópio.

Durante a ação, os representantes das brigadas também entregaram panfletos e exibiram vídeos educativos. Para ajudar na conscientização, a Cagece foi convidada para apresentar um teatro de fantoches com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito.

Para os organizadores, a ação foi considerada positiva, já que atraiu a atenção de jovens, idosos e até de crianças. “A gente percebe que todo mundo tem um certo conhecimento sobre como evitar os focos. Todos dizem que o problema é do vizinho, mas o que falta mesmo é responsabilidade de agir”, pondera a servidora da Seinfra, Socorro Goersch, integrante da brigada.

O dia D faz parte do cronograma de ações das brigadas, que prevê, além de vistorias nos prédios, palestras e treinamentos com os servidores das duas secretarias e das vinculadas. A iniciativa integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, lançado no dia 21 de dezembro pelo governador Camilo Santana.

Reportagem: Camila Rocha

02.02.2016

Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da SEINFRA
85 98898-4318 / 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898