DAE realiza vistorias em 88 municípios para o Programa Mais Infância Ceará

3 de fevereiro de 2016 - 12:33

O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) realizará durante o mês de fevereiro visitas técnicas em 88 municípios que serão beneficiados pelo Programa Mais Infância Ceará. Serão analisados terrenos, praças e creches apontados pelas prefeituras como elegíveis para receberem uma modalidade do programa, onde serão considerados aspectos como tamanho, tipo de terreno, localização, condições de praças, bem como o entorno.

As vistorias iniciaram nos municípios de São Benedito, Viçosa, Reriutaba, Mucambo, Tamboril e Jardim. Nesta quarta-feira (3), uma reunião técnica de nivelamento será realizada na sede do DAE, em Fortaleza, reunindo engenheiros e arquitetos das três regionais do órgão (Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Sobral). “Parabenizo ao DAE pela agilidade na realização das vistorias nos municípios que receberão as ações do programa Mais Infância Ceará”, elogiou a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana.

Praçamaisinfânciatipo1

Praça Mais Infância Tipo 1

 

As áreas a serem vistoriadas estão sendo disponibilizadas para receberem 35 Brinquedocreches, espaços lúdicos que permitam desenvolver capacidades físicas, psicológicas e cognitivas e maior convívio familiar e social; e 30 Brinquedopraças, nas quais as praças já existentes receberão playgrounds com cerca de 200 m².

 praçamaisinfanciatipo2Praça Mais Infância Tipo 2

Também serão analisados terrenos para a construção de 6 praças Mais Infância, com área de cerca de 2.500 m² e que contará com espaços interativos compostos por praça de acolhida, playground, academia da terceira idade, pergolado, bloco de apoio (administração, fraldário, banheiro masculino e feminino) e quadra poliesportiva com mobiliário urbano, iluminação, piso tátil e paisagismo.

brinquedo
Brinquedopraça

“Durante as visitas os técnicos do DAE analisarão as condições e procedimentos necessários para que consigamos dar celeridade ao Mais Infância e assim cumprir o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado”, afirmou o superintendente do DAE, Sílvio Campos. Na ocasião das visitas os técnicos serão acompanhados por interlocutores das prefeituras municipais.  

CrecheBrinquedocreche

Mais Infância Ceará

O programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, foi lançado em agosto de 2015. Os 184 municípios cearenses serão beneficiados com pelo menos uma ação do programa, que busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões:

– Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada. Visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

– Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

– Tempo de Aprender: entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Tem o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).

03.02.2016

Felipe Gonçalves
Assessor de Imprensa do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE)
85 3295.6217 | 98957.7744
felipe.goncalves@dae.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898