#CarnavalCE: Com apoio da Secult, tradições e festas negras são atrações no Conjunto José Walter

5 de fevereiro de 2016 - 16:00

RFoto Sol Coelho  1

Nesta sexta-feira (5), a primeira edição do “Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias” realizará diversas ações culturais e de cidadania, levando também entretenimento aos moradores e visitantes do Conjunto Prefeito José Walter. O projeto, selecionado pelo X Edital Carnaval do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), tem como objetivo o resgate das festas e tradições negras. Na programação, cortejo e apresentação do Maracatu Kizomba com cerimônia de coração de reis e rainhas negras, apresentação de danças e reis de congos em homenagem a um dos precursores dos congos em Fortaleza – o preto Xavier, e uma roda de samba no Carnaval da Saudade.

A cultura negra é uma das bases na formação do povo brasileiro. Na língua, nas artes, no folclore, nos hábitos alimentares, nas técnicas de trabalho, no imaginário nacional e na religião, contribuiu decisivamente. Porém, “nas últimas décadas do século XIX, Fortaleza passou por grandes transformações urbanas, sociais e políticas. Nesse contexto, as manifestações culturais festivas negras que ocorriam na cidade, principalmente as carnavalescas, sofreram perseguições, preconceitos e tentativas de cerceamento. Para resistir, essa cultura revelou constantes reelaborações e ressignificações a partir das vivências dos sujeitos que atuavam nessas festas”, explica Kildery Bezerra Silva, um dos idealizadores do projeto.

Portanto, o “Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias” propõe mais especificamente a revitalização de algumas práticas culturais negras ligadas às tradições carnavalescas. Entre elas, as coroações de reis negros – similar às que aconteciam na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Fortaleza; os cortejos e as apresentações de grupos de congos ou congadas – como os autos de rei congo que eram encenados nas praças e terrenos murados, além dos cortejos, rodas de sambas e maracatus, que foram bem comuns durante todo o século XIX em diversos pontos na capital, antes Província do Ceará.

“Essas festas tradicionais ou festas de negros, certamente foram práticas importantes na vida social do povo fortalezense, e algumas também constituíram imprescindíveis instrumentos para os negros se afirmarem como sujeitos da história”, afirma o produtor Lucieudo Chaves, sobre a relevância do projeto que se inicia em 2015, mas pretende se firmar no Carnaval da capital cearense como uma opção de programação cultural gratuita para toda a população.

O projeto já começou com a realização do Carnaval da Saudade, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do José Walter, onde a Charanga Carnavalesca animou a tarde de todos com uma roda de samba tradicional, levando música, alegria e boas recordações aos idosos.

Durante essa semana também está sendo realizada a oficina Ritmos e Ancestralidades – Maracatu, com o Ogan Alagbe Luiz Leno Silva de Farias, Mestre de Batuque e Tirador de Loa do Maracatu Kizomba/CE. A oficina é gratuita e vai até sexta-feira (05/02). Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (85)9.9933-0000.

Confira a programação do Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias:

Data: 05/02/16 (sexta-feira)

Horário: A partir das 15h

Local: Polo de Lazer do Mercado do Conjunto Prefeito José Walter –(Anfiteatro Coliseu);

Carnaval Folia: a partir das 16:30h, tem apresentação de Bloco Carnavalesco “A Turma do Mamão”.

Pretos e Maracatus: a partir das 17h

Cortejo e Apresentação do Maracatu Kizomba/CE. Após a apresentação, acontecerá a Cerimônia de Coroação de Homens e Mulheres Pretos.

Batuque e Congos – Festa pra Xavier: homenagem a um dos precursores dos Congos em Fortaleza – o preto Xavier.

Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (congos e danças folclóricas);

Reisado de Congos Nossa Senhora de Fátima.

05.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda
85 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898