#CarnavalCE: Use o capacete e respeite a vida. Se beber, não dirija.

5 de fevereiro de 2016 - 16:38

banner site transito---Está aproveitando o feriadão com os amigos na praia, serra ou sertão? Para que tudo continue bem, que o carnaval seja tão bom que fique na saudade, nunca esqueça de que se beber não dirija. ¨Seja você a mudança no trânsito. Respeite a vida¨, como diz a campanha do Governo do Estado que está há mais de um mês em todos os veículos de comunicação, com a participação voluntária de humoristas, cantores, jogadores de futebol. Tudo para promover a vida, reduzir a violência no trânsito.

 
Vai circular de um lugar para outro, de uma praia para outra de moto? Só usando capacete. “Sendo assim, nem tudo vai se lascar nem vai lascar ninguém por aí”, como fala, numa linguagem bem popular e direta para a população, o humorista Tirulipa, na campanha que está no ar. O capacete é um dos principais itens de segurança para os motociclistas.

 
No Ceará, 67,5% dos motociclistas sempre utilizam capacete, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do capacete ser um item de segurança obrigatório para os motociclistas, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB),  a  pesquisa mostrou que 32,5% dos motociclistas no Estado não têm o hábito de usar o capacete. Para facilitar o acesso  ao capacete e incentivar o uso, o Governo do Estado reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 12% para 7%.

 
O uso do capacete ajuda a salvar vidas. Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito mostra que utilizar o capacete  corretamente reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances de sofrer ferimentos graves na cabeça. Estudos do Ministério da Saúde apontam que  o uso do capacete pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos na face.

05.02.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br/ 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898