Coema aprova resolução que define impacto local

5 de fevereiro de 2016 - 11:39

Por 18 votos favoráveis foi votada ontem (04) a tipologia da Resolução Coema nº 24, de 11 de dezembro de 2014, que estabelece a definição de impacto ambiental local no âmbito do licenciamento e fiscalização, e regulamenta diretrizes da lei complementar nº 140. Antes da votação, a legislação foi debatida durante a 239ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente, ocorrida na Federação das Indústrias do Estado. “Concluímos essa etapa de forma transparente e democrática”, disse o presidente do colegiado e secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno. Juntamente com ele, o superintendente da Semace e vice-presidente do Coema, Ricardo Araújo, mostrou-se satisfeito com o resultado da votação que teve duas abstenções.

Na ocasião, os presidentes ressaltaram o empenho e parabenizaram as equipes da Semace e Sema, além das instituições envolvidas na conclusão dos estudos da legislação votada. “Nós da Sema, Semace, Aprece e a representação da Agace, que agrega os secretários do meio ambiente dos municípios cearenses, passamos 11 meses discutindo o que de fato é impacto local, o que o Estado e o Município entendem sobre isso. Fizemos tudo com muita responsabilidade”, informou o presidente do Coema, Artur Bruno, que pela terceira vez mediou a reunião do colegiado para decidir sobre a resolução. De acordo com a legislação, cabe aos municípios promoverem o licenciamento de atividades que se enquadrem nesses parâmetros.

Durante o momento, o Coema destacou a primeira vez de uma reunião do colegiado ocorrendo na Fiec, com o intuito de homenagear o conselheiro e ambientalista Renato Aragão, pelo lançamento do livro “Professor Renato Aragão: O Ceará sob o olhar ambiental”, de autoria de Nájila Rejane e Alencar Julião Cabral. Renato também foi ressaltado por sua assiduidade nas reuniões do Conselho. Além disso, o Coema homenageou com entrega de certificados às entidades assíduas, Fiec e Centro Cultural para o Desenvolvimento Sustentável – Germinare, e citou aquelas que obtiveram faltas consecutivas.

Lançamento do livro

Após a reunião, os conselheiros e demais presentes presenciaram o lançamento do livro “Professor Renato Aragão: O Ceará sob o olhar ambiental”, com solenidade na cobertura da Fiec. Renato foi o primeiro Superintendente da Semace e o responsável pela elaboração da proposta de criação da Política Estadual do Meio Ambiente em 1987. Foi idealizador da criação de diversas áreas protegidas no estado do Ceará.

05.02.2016

 
Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898