Estado intensifica perfuração de poços em cidades com dificuldades de abastecimento

12 de fevereiro de 2016 - 18:40

O Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense decidiu, nesta sexta-feira (12), intensificar a construção de poços profundos na área da bacia do Açude Vieirão, em Boa Viagem. Os primeiros poços perfurados naquela área apresentaram boas vazões e já estão sendo utilizados no abastecimento do município. “Trata-se de uma opção interessante, que já se mostrou viável em outros municípios. Mesmo com quase 100 poços perfurados em Boa Viagem ainda não havíamos encontrado a vazão necessária para o abastecimento da população. Agora, com os poços no leito do açude, estamos mais esperançosos”, disse o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ao final da reunião.

Além de Boa Viagem, também serão feitos estudos geofísicos (alocações) e construídos novos poços, nos municípios de Jaguaruana (já na próxima segunda-feira), Deputado Irapuam Pinheiro, Ererê, Granjeiro, Umari, Pedra Branca, Piquet Carneiro, São Luís do Curu, e Tamboril.

O acompanhamento do cenário hídrico nas mais diversas comunidades do estado é feito semanalmente na reunião do Comitê de Monitoramento, que acontece no Palácio da Abolição, sob o comando do secretário-chefe de gabinete do Governo, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados de perto pelo governador Camilo Santana. Nesta sexta (12), o grupo discutiu o andamento de obras de poços e adutoras espalhadas por todo o território. “Com o nosso esforço integrado, estamos conseguindo contornar situações mais delicadas, como as dos municípios de Quixeramobim, Salitre, Ibicuitinga, entre outras.

Participaram também da reunião do Comitê de Monitoramento o secretário-executivo dos Recursos Hídricos, Neném do Cazuza; o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias; o superintendente da Superintendência do Obras Hidráulicas (Sohidra), Yuri Castro; além de diretores, gestores e técnicos da Sohidra, SRH, Cogerh e Cagece.

12.02.2016

Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria dos Recursos Hídricos
85 3101.4004 | 98866.9963
henrique.silvestre@srh.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898