Aquiraz: a primeira capital do Ceará recebe homenagem do Governo do Estado

13 de fevereiro de 2016 - 09:00

Aos 317 anos, o município de Aquiraz é conhecido como a primeira capital do estado do Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. A cidade, que hoje apresenta uma população de 77 717 habitantes (IBGE 2015), é marcada pela riqueza arquitetônica, com obras que datam dos séculos XVIII e XIX, principalmente as que compõem os entornos da praça Cônego Araripe. Este sábado, 13 de fevereiro, marca o aniversário da cidade.

História e economia

A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. Hoje, a economia de Aquiraz gira em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); 23 indústrias e é fomentada também pelo turismo, uma importante fonte de renda, devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, do Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste) e das praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque.

O Governo do Estado prossegue com as homenagens. Aquiraz recebe o vídeo com o hino do município, ilustrado com imagens que caracterizam a cidade. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

A todos os aquiraenses, os nossos parabéns!

 

Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará

13.02.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898