Cerimônia marca passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

18 de fevereiro de 2016

Segundo o secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, a indicação do novo comandante foi um consenso entre as autoridades.


Servir à população com honra à instituição. Assim o coronel Heraldo Maia Pacheco assumiu o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) na manhã desta quinta-feira (18), em solenidade que contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana. Heraldo assume o lugar antes pertencente ao  DSC3103 webcoronel João Carlos de Araújo Gurgel, que requereu a reserva por já ter 31 anos de serviços prestados e passará agora a atuar na Coordenadoria de Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Izolda Cela destacou o serviço prestado pelo antecessor e desejou boa sorte ao novo comandante do Corpo de Bombeiros. “É uma honra estar representando o governador Camilo Santana, que gostaria de estar aqui para agradecer ao coronel Gurgel. É muito importante passar o comando de uma corporação tendo feito um trabalho de forma  DSC3005 webhonrada, é uma missão de vida como ele mesmo costuma dizer. E também quero desejar as boas vindas ao coronel Heraldo. Em nome da sociedade falo esse agradecimento pois ela é beneficiada pelo serviço prestado por essa corporação, cada vez mais tendo essa ideia de que a segurança pode ser feita através de diversos canais, envolvendo as pessoas. É um momento de emoção pois é um misto de sentimentos, a alegria pelo reconhecimento, mas a sensação do desafio”, disse.

O secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, destacou que a indicação do novo comandante foi um consenso entre as autoridades. “Depois de muita conversa convencemos o governador para que pudéssemos atender o pedido do coronel Gurgel. Nós já tínhamos o nome indicado, Heraldo, o homem que vinha trabalhando ombro a ombro com o Gurgel. Trata-se de um profissional que aprendi a respeitar pela forma como desenvolve o seu trabalho. Eu digo seja muito bem  DSC3100 webvindo e tenho absoluta certeza que essa gloriosa instituição vai continuar sendo tocada da mesma maneira como vinha sendo feita; tenho absoluta confiança no seu trabalho. Ao coronel Gurgel, deixamos nosso total agradecimento pelo seu trabalho brilhante, ele que pediu o afastamento não para ficar em casa, mas continuar trabalhando, comigo na Secretaria de Segurança”, disse.

Ao assumir o cargo, o coronel Heraldo Maia Pacheco garantiu que não faltará empenho para seguir com o trabalho. “Sou natural de Camocim e há anos acompanho de perto o trabalho dessa corporação respeitada por todos. Prometo encarar essa nova etapa da vida da mesma forma como venho desempenhado, com muita honra e dedicação, tendo sempre como prioridade a segurança da população cearense. Quero agradecer ao governador pela confiança e desejar boa sorte ao coronel Gurgel na sua nova missão”, disse.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário e Chefe da Casa Militar, Túlio Studart; a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado (CGD), Socorro França; os deputados estaduais Manoel Duca, Capitão Wagner, Carlos Felipe, entre outras autoridades que compõem a segurança pública estadual, além de representantes de instituições parceiras da corporação.

Cel. BM Heraldo Pacheco

O novo comandante dos Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco, é natural do município de Camocim. O militar se formou pela Academia General Edgar Facó no ano de 1990. É bacharel em Segurança Pública, graduado nas licenciaturas em Ciências e em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

Entre as funções exercidas na corporação, foi comandante das Seções de Combate a Incêndios dos quartéis do Mucuripe e Icaraí; chefe da Seção de Ensino e Instrução da Escola de Bombeiros; professor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; comandante do Núcleo de Busca e Salvamento; diretor de Finanças do CBMCE; comandante do Núcleo de Bombeiro Litorâneo; coordenador Estadual de Defesa Civil; e comandante Geral Adjunto.

Fotos: Elaine Costa

18.02.2016

Thiago Sampaio
Repórter/ Célula de Reportagem

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Tenente-Coronel Ricardo / Capitã Juliany
imprensa.cbmce@gmail.com  / (85) 3101.2211

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br  / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898