Remição pela leitura: oficinas preparam internos para produção de relatório de leitura

19 de fevereiro de 2016

Professores ministram oficinas nas unidades prisionais preparando os internos inscritos no programa de remição pela leitura. Ao todo, 438 internos participam do projeto

A leitura como forma de diminuir o tempo de pena. Nesta semana, mais de 400 internos do sistema penitenciário cearense iniciam essa tentativa. Após um ano de estudos para a regulamentação da lei que institui a redução da pena a partir da leitura, o projeto entra em prática.  Os livros já foram distribuídos e, nas próximas segunda (22) e terça-feira (23), ao longo de todo o dia, os leitores participam de oficinas que vão ensiná-los a escrever a resenha ou relatório de leitura que precisa ser entregue.

Ao todo, 438 internos de cinco grandes unidades prisionais – do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Casas de Privação Provisória de Liberdade II e III, Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo – estão participando.

“Ao longo desta semana, vamos distribuir folders explicativos e ministrar as oficinas. Essas serão oportunidades para que eles esclareçam as dúvidas sobre o processo de leitura e sobre o relatório que eles deverão produzir ao fim de cada livro lido”, esclarece a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha.

Os participantes terão um mês para ler as obras e, ao final, deverão escrever um relatório ou resenha sobre a obra lida. Esse texto produzido será corrigido pelos professores da Escola EEFM Aloisio Leo Lorscheider, que ministra aulas dentro das unidades prisionais, e deve ter nota maior que seis para contar para a remição.

Pode ser lido somente um livro por mês. O interno que atingir nota superior a seis no relatório produzido terá quatro dias a menos na sua pena.  

 

19.02.2016

 
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará

Casa Civil / 85 3466.4898