Remição pela leitura: oficinas preparam internos para produção de relatório de leitura

19 de fevereiro de 2016 - 16:36

Professores ministram oficinas nas unidades prisionais preparando os internos inscritos no programa de remição pela leitura. Ao todo, 438 internos participam do projeto

A leitura como forma de diminuir o tempo de pena. Nesta semana, mais de 400 internos do sistema penitenciário cearense iniciam essa tentativa. Após um ano de estudos para a regulamentação da lei que institui a redução da pena a partir da leitura, o projeto entra em prática.  Os livros já foram distribuídos e, nas próximas segunda (22) e terça-feira (23), ao longo de todo o dia, os leitores participam de oficinas que vão ensiná-los a escrever a resenha ou relatório de leitura que precisa ser entregue.

Ao todo, 438 internos de cinco grandes unidades prisionais – do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Casas de Privação Provisória de Liberdade II e III, Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo – estão participando.

“Ao longo desta semana, vamos distribuir folders explicativos e ministrar as oficinas. Essas serão oportunidades para que eles esclareçam as dúvidas sobre o processo de leitura e sobre o relatório que eles deverão produzir ao fim de cada livro lido”, esclarece a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha.

Os participantes terão um mês para ler as obras e, ao final, deverão escrever um relatório ou resenha sobre a obra lida. Esse texto produzido será corrigido pelos professores da Escola EEFM Aloisio Leo Lorscheider, que ministra aulas dentro das unidades prisionais, e deve ter nota maior que seis para contar para a remição.

Pode ser lido somente um livro por mês. O interno que atingir nota superior a seis no relatório produzido terá quatro dias a menos na sua pena.  

 

19.02.2016

 
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará

Casa Civil / 85 3466.4898