#Todoscontraomosquito: governador e ministro da Educação mobilizam jovens no combate ao Aedes aegypti

19 de fevereiro de 2016 - 17:22

Ideia lançada no Ceará, com um cenário de duas casas, explicando os procedimentos corretos para evitar a proliferação do mosquito, vai ser replicada em ação nacional

160219 MINS EDUCACAO CONTRA MOSQUITO MG 7282 webA juventude focada na campanha “Todos contra o mosquito”. Foi com uma série de atividades lúdicas que os alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Leonel de Moura Brizola, bairro Maraponga, receberam nesta sexta-feira (19) a visita do governador Camilo Santana e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para o Dia Nacional de Mobilização na Educação contra o Aedes aegypti. Os estudantes mostraram-se engajados em um cenário que contou com duas casas, cantorias, orientações sobre os procedimentos para evitar a proliferação do mosquito, jogos em tabuleiro gigante, entre outras ações. Na ocasião foi lançado também o Plano Estadual de Combate ao Mosquito nas escolas cearenses, com uma programação especial para os alunos, que poderão interagir nas mídias sociais e contribuir para acabar com o vetor de dengue, chikungunya e zika.

 MVS9661 webO governador Camilo Santana destacou a importância de todos aderirem à campanha. “Cada um de nós tem de ser especialista nesse momento. Estamos falando da vida de cada um. Esse é um momento em que todos nos unimos nessa briga. O Brasil é muito maior do que esse mosquito. Toda a sociedade cearense está mobilizada e compreendemos que a educação é um fator importante nessa conscientização. Nossa meta é que todas as casas do Ceará sejam visitadas. Estamos cedendo telas gratuitamente para todas as casas. Outro problema é pessoas que não permitem a entrada dos agentes em suas residências, mas conseguimos uma lei tornando obrigatória. Não há outro caminho para vencermos essa luta, a não ser com prevenção, não há vacina que dê jeito. Tem gente morrendo no país por causa desse mosquito. É um momento de segurança nacional e saúde pública. Vocês alunos façam o trabalho em suas casas, escolas, com seus pais, seus amigos. Vamos à luta dia e noite”, conclamou.

 MVS9698 webO dia não foi de conscientização apenas para os estudantes do Ceará. Centenas de municípios, nos 27 entes federativos, também se mobilizaram nesta sexta-­feira. O ministro Aloízio Mercadante reforçou o papel do jovem nessa campanha. “Temos hoje ações como essa em todos os estados do Brasil, eu mesmo falei com cada governador. Somos 60 milhões de estudantes nessa luta e não há melhor estrutura para combater esse desafio do que a educação no país. Todos os nossos diretores, professores da faculdade de Medicina estão indo para as escolas públicas, todos os reitores estão fazendo o seu trabalho. Temos que tratar esse assunto na escola A dengue, chikungunya e zika têm tudo a ver com Ciência, História, Geografia. Não é no palanque que vamos vencer essa batalha, é preciso estudo, trabalho, ação”, disse.

 MVS9501 webEnquanto as pessoas circulavam e se entretinham, a canção “Xô xô Dengue Zika e Chikungunya” era tocada por repentistas e rapidamente já estava na cabeça de todos. O compositor é o professor e músico Marcelo Alves Teófilo, que disse estar dando a sua contribuição na campanha: “Combater o mosquito é uma ação muito importante nesse momento, por isso fiz essa música, que está circulando nas redes sociais, para as pessoas se conscientizarem de uma maneira fácil. E o jovem é proativo, ele tem curiosidade, por isso o papel dele é fundamental nessa luta”.

 MVS9510 webA estudante Gabriela de Oliveira Pinheiro já sentiu na pele os efeitos que o mosquito pode causar e prefere tomar os devidos cuidados para não passar pela experiência novamente. “Eu já tive dengue três vezes. Na primeira, quase morri, minha mãe ficou muito preocupada. É muito importante todos tomarem os devidos cuidados, pois as pessoas estão morrendo pelo Brasil todo, e ainda existem as outras doenças, as grávidas estão preocupadas com zika. É preciso que todos chequem os focos de proliferação do mosquito, sempre conferir se a geladeira não está com vazamento de água, entre outros cuidados”, disse.

 MVS9515 webO também estudante Joatan Alvez se divertia no jogo de tabuleiro gigante com dicas de prevenção à proliferação do Aedes aegypti e aprovou a maneira dinâmica como a campanha vem sendo tocada. “Eu estou achando esse dia maravilhoso, chuva boa, e é muito bom um evento como esse para estimular os jovens, suas mães, para combater o mosquito que está causando tantas doenças. Eu mesmo lá em casa tiro água dos baldes, das plantas, falo isso para os meus amigos, meus tios fazerem o mesmo, pois o mosquito é muito perigoso”.

160219 MINS EDUCACAO CONTRA MOSQUITO MG 7343 webReforçando as ações casa a casa, o próprio governador Camilo Santana e o ministro Aloízio Mercadante visitaram as residências da vizinhança da escola para procurar possíveis focos do mosquito. Uma das residências visitadas foi a do aposentado José Gerônimo de Vasconcelos, que gostou da surpresa. “Não é todo o dia que recebemos o governador na própria casa. Eu não esperava. Fico feliz que ele esteja preocupado com essa questão do mosquito e está acompanhando de perto essa questão. Eu pelo menos estou fazendo a minha parte, espero que todo mundo também faça”, disse.

Estiveram também presentes no evento a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Educação, Maurício Holanda; o secretário da Saúde, Henrique Javi; o secretário de Ciências, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; os deputados federais José Guimarães, Chico Lopes e Odorico Monteiro; os deputados estaduais Tin Gomes, Laís Nunes e Raquel Marques; entre outros.

Plano Estadual

Entre as ações do Plano Estadual está a formação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos. O grupo intersetorial auxilia ainda a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidenta Dilma, no início de dezembro de 2015, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto. O comitê intersetorial tem a participação de, pelo menos, 16 órgãos da esfera estadual, federal e municipal.

Pacto da Educação Brasileira

O Pacto da Educação Brasileira faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, em dezembro do ano passado, com a campanha  #ZikaZero. O Ceará partiu na frente em ações preventivas e, desde o dia 21 de dezembro de 2015, criou o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti ­ “Todos contra o mosquito”.

O Pacto teve a participação de representantes educacionais de 110 municípios, 22 estados, além de instituições e organizações públicas e privadas. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar em conjunto no Dia de Mobilização Nacional.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) assinou, no dia 4 de fevereiro, o Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika. As ações estão concentradas em quatro eixos principais: combate mecânico aos focos do mosquito; elaboração e divulgação de material didático sobre o inseto e as três doenças associadas; mobilização com gincanas estudantis; campanha de comunicação/conscientização nas escolas.

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart

19.02.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Giselle Dutra e Sabrina Lima
Gestoras de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898