‘O melhor caminho para nossos filhos’, afirma Camilo Santana ao garantir novo CEI e outros investimentos em Guaraciaba do Norte

21 de fevereiro de 2016 - 11:55

Para a construção do novo CEI, o terreno já está pronto e as obras vão começar de imediato.

Rguaraciaba3Garantir educação de qualidade para as crianças de todo o Ceará. Esse tem sido um dos principais compromissos do governador Camilo Santana que, na noite deste sábado (20), assinou  a ordem serviço para a construção de Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Guaraciaba do Norte, beneficiando os jovens de toda a região da Ibiapaba. O equipamento, que vai dispor de uma estrutura de primeira qualidade, receberá recursos no valor de R$ 1,1 milhão, oriundos do Governo do Estado, por meio de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

Rguaraciaba5O chefe do executivo destacou a importância do novo equipamento para as famílias. “Estamos aqui autorizando a construção de um Centro de Educação Infantil. Esse canto é lindo, parece uma casa de boneca. E não basta beleza, tem que ter qualidade. Guaraciaba cresceu de maneira significativa em educação nos últimos anos. E não há nada mais importante do que educação. Não tem caminho melhor pars nossos filhos do que o ensino. O terreno está pronto e as obras vão começar de imediato. Mães que muitas vezes têm que trabalhar e não têm onde deixar os filhos poderão deixá-los lá, com tudo o que precisam, com refeição e uma estrutura que não deixa a desejar em nada”, disse.

RguaraciabamercadoO governador aproveitou a ocasião para prestigiar a inauguração do novo Mercado Público Municipal de Guaraciaba do Norte, obra da prefeitura local. Elogiando a população do município e o agradável clima serrano, Camilo visitou o equipamento e garantiu novos investimentos para a região. “Em breve estarei inaugurando a nova estrada que liga São Benedito a Guaraciaba. Também estarei autorizando a ordem de serviço para uma obra de asfaltamento. Outro compromisso que irei cumprir é liberar verba para reforma no estádio municipal daqui, para os nossos atletas. Anuncio também que estamos duplicando a adutora que traz água para Guaraciaba. Quero que o prefeito tenha em mim não só um governador, mas um amigo disposto a ajudar”, disse.

Rguaraciaba2O prefeito de Guaraciaba do Norte, Regivaldo Cavalcante, demonstrou gratidão pela atenção dada pelo Governo do Estado. “Nós somos a cidade mais alta da região da Ibiapaba e também a mais fria. Isso por si só atrai turistas, mas é preciso investimento  pelo poder público. Teremos uma CEI, temos a estrada de Morrinhos que o governador já perguntou para mim como estava quando me encontrou, entre outras. Tenho que agradecer a parceria com o Estado. Ele estar aqui hoje é um sinal que tem visto o nosso esforço e está disposto a nos ajudar nessa transformação”, disse.

Rguaraciabaperso1Quem também foi prestigiar o evento foi o casal João de Sousa e Lúcia Moreno, acompanhados da filha, a pequena Yasmin. “Com certeza esse Centro de Educação vai ser bom para todos que têm crianças aqui. Lá elas vão poder ter toda uma atenção e os pais podem ficar despreocupados. Isso é muito bom para Guaraciaba, é um sinal que estamos crescendo”, disse Lúcia.

O casal Ribamar de Oliveira e Claudene Ribeiro de Sousa, que estavam com os três filhos, também se mostraram contentes com a novidade da cidade. “Nós que temos filhos sabemos o trabalho que dá. Quem ganha com esse Centro são elas pois vão ter educação com uma estrutura de respeito, mas também os pais. Estamos todos muito felizes com a preocupação que o governador está tendo conosco, só temos a agradecer”,  disse Ribamar.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário adjunto da Educação, Armando Simões; o deputado federal Odorico Monteiro; os deputados estaduais Bruno Pedrosa, Augusta Brito e Tin Gomes; entre outros.

CEIs

O CEI será composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. Poderá atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. Até agora, a gestão estadual autorizou as obras dos Centros de Educação Infantil de Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Acopiara, Camocim, Cedro, Salitre, nas localidades de Dom Expedito e José Euclides, em Sobral, Granja, Orós, Jaguaribe, Tejuçuoca e Morrinhos.

Os Centros fazem parte do pacote de investimentos lançado pelo governador em 2015 para a construção de 54 espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Outros 65 Centros estão assegurados para as crianças cearenses. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs. As obras são supervisionadas pela Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Fotos: Ariel Gomes

20.02.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Sabrina Lima
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898