Mais de R$ 3 milhões para revitalização dos CVTs

22 de fevereiro de 2016 - 17:24

Equipamentos imprescindíveis à formação técnica dos cearenses, CVTs ganharão unidades ‘temáticas’ para a oferta de cursos de acordo com a vocação natural de cada região.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) irá aplicar recursos de mais de R$ 3 milhões para a revitalização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). O montante é oriundo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Governo do Estado e foi acordado após um debate realizado em 2015, no qual viu-se a necessidade de manutenção destes equipamentos imprescindíveis à formação técnica dos cearenses.

Uma novidade que virá com a revitalização dos CVTs é a criação de unidades temáticas, que passarão a abrigar cursos de acordo com a vocação natural de cada região, como turismo, pesca, agricultura e energias renováveis. “Essa decisão expressa uma atenção para a realidade do nosso Estado, que ainda possui carência na formação de mão de obra técnica em diversas áreas e pode aproveitar as vocações das nossas cidades. Um exemplo disso é o campo de energias renováveis, onde temos profissionais de nível superior, porém ainda falta quadro técnico para atuação na área”, explica Inácio Arruda, secretário da Secitece.

Criados há 20 anos como uma iniciativa cearense em prol da qualificação de trabalhadores e da popularização da ciência e tecnologia em todo o Estado, os CVTs são hoje uma política nacional, com diversas unidades espalhadas pelo país. No Ceará, são 38 CVTs, dos quais 24 serão tematizados.

22.02.2016

Emília Augusta
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898