Padrões de lançamento de efluentes e reúso de água é tema de apresentação na Semace

22 de fevereiro de 2016 - 15:41

Técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) assistiram na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da superintendência, uma apresentação sobre padrões de lançamento de efluentes e reúso de água em irrigação, ministrada pelo aluno da Universidade Federal do Ceará, Naassom Wagner Morais. O evento foi motivado através do grupo de estudo da autarquia que desde junho do ano passado revisa a Portaria nº 154 de 2002 da Semace, que estabelece padrões e condições para lançamento de efluentes líquidos gerados por fontes poluidoras.

O estudo mostrou análises das legislações de diversos estados, fazendo um diagnóstico em relação ao estado do Ceará. Segundo Naassom, o trabalho tem como objetivo geral criar um inventário que entenda sobre as legislações brasileiras, o que elas estão adotando, o que estão analisando, e quais os avanços no estado do Ceará. “A pesquisa mostra que estamos bem à frente em vários quesitos, principalmente na questão sobre reúso de água, que nenhuma outra legislação contempla”, observou, ressaltando que a legislação estimula as formas de economia da água.

Naassom destacou também que o limite de coliformes termotolerantes aplicado na legislação cearense é restritivo em relação aos outros estados. “No entanto isso não se torna um empecilho devido aos nossos principais sistemas de tratamento, que é lagoa de estabilização. Cada estado tem a sua peculiaridade em relação aos padrões de lançamento”, disse.

22.02.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898