Governo do Estado inaugura ‘Espaço Mais Infância’

23 de fevereiro de 2016 - 14:00

O funcionamento do equipamento, idealizado pela primeira-dama, Onélia Maria Leite de Santana, é de responsabilidade do Governo do Estado e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE).

Rbrinquedoteca1O Governo do Estado, através do Gabinete da Primeira-Dama, inaugura nesta quarta-feira (24) o “Espaço Mais Infância”, localizado na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. O evento vai contar com as presenças do governador Camilo Santana; da primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana; do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); e da diretora Regional do Sesc/CE, Regina Leitão, além de outras autoridades.

Respaço3Idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, o “Espaço Mais Infância” é uma das ações do Programa Mais Infância Ceará. O funcionamento do equipamento é de responsabilidade do Governo do Estado e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE). A primeira-dama convidou todos os cearenses para o evento de inauguração do equipamento. “Convido todos para a inauguração do Espaço Mais Infância, que está localizado na Praça Luíza Távora. Vai ser inaugurado dia 24, às 16 horas, com brincadeiras infantis, show artísticos para toda a criançada. Os pais, as famílias, os amigos, todos estão convidados para levar as Respaço2suas crianças, seus filhos, seus sobrinhos, seus netos para estarem presentes na inauguração do Espaço Mais Infância, que é um espaço para o desenvolvimento infantil”.

O espaço, que funcionará todos os dias e será aberto ao público, é composto por brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia e cozinha gourmet para crianças e visa estimular o desenvolvimento infantil nos aspectos físico, cognitivo e emocional, bem como fortalecer a socialização, o convívio familiar e os valores culturais. O foco é principalmente a criança e a partir dela, contemplar, ainda, seus familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade como um todo.

Respaço5A partir de 16 horas, a Praça Luíza Távora será palco de muita diversão com programação diversificada para as crianças: pintura facial e em tela, escultura com balões; oficina de brinquedos populares com garrafas PET; recreação, animação com o Circo Escola e personagens infantis. Ainda estão previstas as apresentações do Reisado Infantojuvenil Nossa Senhora da Saúde, do Grupo Garajal com o espetáculo de rua Circo Alegria, além dos shows com o mágico Goldine e a banda Dona Zefinha. Já a partir das 17h, terá início a solenidade de inauguração do espaço.

Mais Infância Ceará

O Programa Mais Infância Ceará busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares:

Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada. Visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

Tempo de Aprender: entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré­-escola e ampliar a oferta de creches. Tem o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).

Serviço:

Inauguração do “Espaço Mais Infância”

Data: 24/02/16
Local: Praça Luíza Távora, em Fortaleza.
Horário: 16 horas

Fotos: Ariel Gomes

23.02.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898