Hospital de Messejana forma mais 22 especialistas

23 de fevereiro de 2016 - 16:25

Credenciado pelos Ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, hospital da rede pública do Governo do Estado,  vem destacando-se na formação de profissionais da área da saúde que atuam em diferentes especialidades. Nesta sexta-feira (26), às 14 horas, o Hospital de Messejana realiza a cerimônia de formação da turma do Programa de Residência Médica 2015, que capacitou 22 especialistas em seis áreas.

Cerca de 70% dos cardiologistas que atuam no Ceará fizeram residência no Hospital de Messejana. E boa parte da mão de obra formada acaba sendo absorvida pelo hospital. É o caso do médico piauiense Jairo de Carvalho Santos, que acaba de concluir a residência em Cardiologia. “No primeiro momento, o que me surpreendeu foi a estrutura e o fato de o Hospital de Messejana ser especializado no atendimento aos cardiopatas, com todos os procedimentos e tratamento de alta complexidade aos usuários do SUS. A residência é bem estruturada em termos teóricos e práticos. Na Emergência, temos acesso a uma infinidade de patologias e isso me proporcionou excelentes experiências”, explica.

Segundo a diretora geral, Filadélfia Passos, o Hospital de Messejana fortifica a rede de ensino médico no Ceará e forma seus próprios especialistas. Com a grande demanda atendida no hospital, o residente tem condições de ver todas as patologias inerentes às especialidades. “Outro diferencial é o grande arsenal de equipamentos de última geração que o Hospital de Messejana dispõe e as áreas e serviços onde é destaque, sendo o primeiro no número de angioplastias e realizando com excelência procedimentos de alta complexidade como os transplantes cardíaco e pulmonar”, ressalta.

De acordo com o coordenador da Residência Médica do Hospital de Messejana, Francisco dos Santos Neto, a residência é mais uma das formas que estimulam o crescimento e o desenvolvimento do hospital, qualificando os profissionais e garantindo os melhores serviços no cuidado integral aos pacientes nos diferentes níveis de complexidade. “Estamos formando mão de obra especializada a serviço da população”, diz. Para Jairo Santos, a residência médica no Hospital de Messejana trouxe novas oportunidades de qualificação. “Vou permanacer no Ceará porque ainda pretendo fazer a Residência em Ecocardiograma em 2017. Este ano, vou trabalhar em algumas UTI´s e na Sala de Parada da Emergência do Hospital de Messejana”, afirma.

Residências médica e multiprofissional

A formação no Hospital de Messejana teve início em 1973, com a residência em cardiologia. Passaram-se 43 anos e, atualmente, o hospital dispõe de 29 vagas de residência em nove áreas da medicina: Pneumologia, Cardiologia, Cirurgia Torácica, Cardiologia Pediátrica, Cardiovascular, Ecocardiograma, Endoscopia Respiratória, Hemodinâmica e Eletrofisiologia. O Hospital de Messejana também dispõe da Residência Multiprofissional com vagas para profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

23.02.2016

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
(85) 3101-4092

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898