Internas do presídio feminino recebem certificados de curso de formação política

23 de fevereiro de 2016 - 21:47

Cerca de 50 mulheres participaram de curso de formação política e recebem certificado na próxima quarta-feira (24)

Um dos desafios para uma gestão humanizada é a promoção da cidadania dentro das unidades prisionais. Com foco nesse tipo de trabalho, firmou-se a parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e o Instituto Negra do Ceará (Inegra), que desde novembro de 2015 desenvolve projeto de formação política no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).

 
Como resultado dessa formação, serão entregues na próxima quarta-feira (24) os certificados a cerca de 50 mulheres que participaram por quase três meses dos encontros com o Inegra. Na ocasião, as internas também apresentarão os filtros dos sonhos (tipo de amuleto) confeccionados por elas e receberão na unidade o maracatu Nação Fortaleza, que desfilará no IPF, levando o ritmo da cultura afro-brasileira para as alas da instituição.

 
O projeto é intitulado “Pelas Asas de Maat”, considerada a deusa egípcia da verdade e justiça, e tem como preceitos a tolerância, o respeito e a igualdade em meio às desigualdades e contradições da sociedade.

 
“O objetivo central era dar empoderamento político às participantes e incentivar uma retomada na caminhada delas”, indica Lucia Bertini, assessora da Cidadania da Sejus. A assessora destaca ainda que os encontros serviram para que as internas se enxergassem como sujeitos com capacidade e autoestima, além do reconhecimento nas questões sobre mulher e negritude.

 
Serviço

Certificação formação política Inegra no IPF
Dia 24/2/2016, às 9 horas
Local: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. BR 116 km 27

23.02.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
85 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretaria
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898