Cagece alerta para o mau uso da rede de esgoto

24 de fevereiro de 2016 - 16:48

As fortes chuvas que caíram nos últimos meses em Fortaleza, aliadas ao mau uso da rede de esgotamento sanitário, impõem à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o desafio de garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto. Quando lançados indevidamente nas redes coletoras, as águas pluviais e os resíduos sólidos sobrecarregam o sistema e geram obstruções e extravasamentos em vias públicas. Somente em 2015, a Companhia realizou cerca de 90 mil desobstruções de esgoto, uma média de 250 desobstruções por dia.

Desse total, cerca de 81 mil desobstruções foram executadas somente na capital e outras nove mil nos municípios do interior, operados pela Companhia.

A Cagece tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, porém, a colaboração da população é importante para garantir o bom funcionamento da rede. Para evitar ocorrências, é necessário que a população esteja atenta, evitando despejar resíduos sólidos ou escoar a água da chuva na rede de esgotamento.

Realizar a interligação do imóvel à rede também é outra forma de evitar problemas, uma vez que é importante dar um destino adequado ao esgoto produzido pelos imóveis.  

SAIBA MAIS

É comum as pessoas confundirem rede de esgotamento sanitário com a rede de drenagem, fazendo, assim, uso inadequado desses sistemas. Enquanto a rede coletora de esgoto, de responsabilidade da Cagece, recolhe o esgotamento sanitário das residências e o direciona até uma rede de tratamento, a rede de drenagem, de responsabilidade das prefeituras municipais, promovem o escoamento de águas provenientes de chuva.

24.02.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa / 85 3101.1826 / (85) 3101.1834 / 85 8878.8932 Leonardo Costa
comunicacaocagece@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898