Conferência discute políticas públicas para pessoas com deficiência

24 de fevereiro de 2016 - 15:54

A discussão de políticas públicas para a população com deficiência estará em evidência nas próximas quinta (25) e sexta-feira (26), quando acontece a IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento vai contar com as presenças da primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana; do secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão; da coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante; e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), Jacinto Araújo.

A abertura do evento contará com a presença do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza. São aguardados 230 delegados, além da sociedade em geral, no Oásis Atlântico Imperial, na Avenida Beira-Mar, entre as 9h e 17h, para debater os novos rumos das ações governamentais voltadas para esses cidadãos. A conferência é realizada pelo Cedef, colegiado vinculado à Secretaria da Justiça do Estado, e conta com o apoio do Governo do Ceará.

“Nós vamos discutir a política para deficiente e analisar o que está dando certo e errado. A ideia é fornecer propostas para o governo para que ele possa implementá-las da melhor forma”, destaca Francisco Jacinto Araújo da Silva, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef). “Será um momento ímpar para a população com deficiência do Ceará. Vamos pensar soluções a longo prazo e ratificar nosso consenso na conferência nacional, que acontecerá em Brasília”, completa Jacinto, adiantando que 44 delegados serão escolhidos no evento estadual para representar o Ceará nacionalmente.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante, a conferência é muito importante para a realização do diálogo e a efetivação das políticas públicas. “Um espaço de debate que é legítimo, porque discute as ações que vão pautar e efetivar as políticas públicas para o segmento, onde teremos a representação de municípios que contemplam todas as regiões do Estado”, ressaltou Isabele.

Programação

Com o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, a programação do encontro conta com: leitura e aprovação do regime interno, palestra magna com mesa de diálogos, debate, orientação dos trabalhos, grupo de trabalho, aprovação das propostas, eleição dos delegados, entre outros.

A programação da Conferência Estadual tem início às 9h da próxima quinta-feira, com a solenidade de abertura. O credenciamento e o café de boas vindas ocorrerão uma hora antes. O evento é aberto ao público.

SERVIÇO

IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência

Quando: quinta-feira, 24, às 9h
Onde: Hotel Oásis Atlântico Imperial. Av. Beira Mar, 2500

24.02.2016

Camille Soares
Assessora de Imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania
85 3101.2862
ascom.sejus@gmail.com

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898