Curtas cearenses que têm apoio da Secult estreiam no Cineteatro São Luiz

24 de fevereiro de 2016 - 17:04

Sessões serão nesta sexta-feira (26), às 12h30. Produções receberam apoio do Edital Ceará Cinema e Vídeo.

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove, nesta sexta-feira (26), às 12h30, uma sessão diferente do “Curta São Luiz”, com a estreia de dois curtas-metragens cearenses. “Sertãozinho”(foto superior), de Rosana Nunes, e “Dilema de Carpideira”, de Philipe Ribeiro, rodados no distrito de Várzea da Ipueira, na cidade de Boa Viagem (CE), serão exibidos em sequencia com entrada franca. Ambos os filmes foram apoiados pela Secult, através do Edital Ceará de Cinema e Vídeo. Para uma conversa com o público, estarão presentes os realizadores e os elencos dos filmes.

Com o intuito de apoiar e difundir a produção audiovisual cearense, o Cineteatro São Luiz tem aberto um espaço mensal para lançamentos de curtas produzidos no Estado. “Mês passado tivemos na programação da sessão Curta São Luiz lançamentos dos filmes ‘Faixa’, do Coletivo Nigéria, e ‘Botes Bastardos’, do Coletivo 202B, também com a presença dos realizadores”, relembra o curador do São Luiz, Duarte Dias. “Agora, é hora de conferir filmes da produtora cearense Casa de Bits. Teremos uma sessão de cinema mais uma vez especial”, ressalta.

Sobre os curtas cearenses

Os curtas-metragens exibidos no Cineteatro São Luiz foram rodados na cidade de Boa Viagem, no interior do Ceará. “Dilema de Carpideira”, de Philipe Ribeiro, conta a história de Ítala, uma jovem da terceira geração de uma tradicional família de carpideiras que, no dia da morte de sua avó, não consegue chorar no velório e vê seu ofício ameaçado. Numa nota de jornal, já desgastada do tempo, conhece a fama de pistolagem de uma cidade do interior do Ceará e decide ir para lá mudar o rumo de sua carreira.

Já “Sertãozinho”, de Rosana Nunes, apresenta, de forma lírica e contemplativa, o decorrer de um dia na vida de quatro crianças que vivem no sertão do Ceará, evidenciando dificuldades, responsabilidades, diversões, afetos e sonhos pueris, dentro de um contexto que apresenta inúmeras adversidades para as idealizações infantis.

Serviço

Curta São Luiz

Local: Cineteatro São Luiz (na Praça do Ferreira)
Horário: 12h30
Gratuito

24.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda
secultmkt@gmail.com   / (85) 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898