SEMA apresenta programa “Ceará no Clima” na Jornada sobre Mudanças Climáticas

24 de fevereiro de 2016 - 21:30

O Ceará trabalha para diminuir a emissão dos gases de efeito estufa. O secretário do Meio Ambiente do Estado (SEMA), Artur Bruno, representou o governador Camilo Santana, na solenidade de abertura da II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, no Centro de Eventos do Ceará, durante a manhã desta quarta-feira (24/02). Além de destacar a importância do evento, elogiar a secretária Águeda Muniz por concretizar a parceria com Local Governments For Sustentability (Iclei), também brincou com os participantes ao lembrar que “tempo bonito aqui é cinzento com chuvas”. O secretário apresentou os quatro programas básicos da Secretaria do Meio Ambiente, destacando o “Ceará no Clima”, o qual recriou o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, presidido pela SEMA, e que está elaborando o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, que possui por essência o combate à queima de combustíveis fósseis. “Em breve, estaremos enviando à Assembleia Legislativa o Projeto da lei estadual”, salientou.

Bruno também aproveitou o momento para anunciar que o governador Camilo Santana, ambientalista que é, regulamentará um dos maiores parques públicos do Brasil, o Parque do Cocó, um sonho antigo -quatro décadas- e do grande potencial do estado para reaproveitamento das energias que vem dos ventos e do sol.

A atividade continua até amanhã, quinta-feira (25/02) aprofundando as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil, boas práticas, iniciativas e ferramentas regionais disponíveis para as cidades brasileiras e o caminho a ser trilhado para que as variáveis climáticas sejam incorporadas ao desenvolvimento urbano no País com ambição e escala.

A ação, realizada em parceria com o Iclei, associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, busca, por meio da troca de experiências e debate, fomentar ações concretas, como explicou Pedro Jacobi, presidente do Secretariado para América do Sul do Iclei. Laurent Bili, representante da presidência da COP21, explicou que agora se iniciam as atividades regionais para fomentar as propostas do encontro internacional.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, o evento fortalecerá atividades, já em andamento, em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

“É muito importante que depois do sucesso de Paris possamos continuar com um dinamismo contínuo. A reunião em Fortaleza é muito importante neste sentido, pois reúne parte dos atores que foram incluídos nas negociações, agora, para concretização das atividades locais. O tema de hoje é relativo às coletividades locais, sendo nossa primeira linha de combate. Todas as prefeituras e estados do País tem que lidar com esses desafios”, completou.

24.02.2016

Assessoria de Comunicação da Sema
Elizabeth Rebouças / 85 3101-1235

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898