Seminário discutirá sobre direito e valoração ambiental

24 de fevereiro de 2016 - 14:03

Questões jurídicas e a atribuição de valor econômico para ações que envolvem o uso dos recursos naturais serão temas abordados durante o I Seminário Direito e Valoração Ambiental, que ocorrerá na próxima quarta-feira (24), no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. O evento contará com palestrantes reconhecidos nacionalmente pela expertise sobre o assunto. São responsáveis pela realização a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Fundação Alphaville.

Participarão do evento aproximadamente 200 convidados. Esse público-alvo é formado por gestores e técnicos de instituições públicas municipais, do Ceará e da União. Além deles, terão espaço profissionais de empresas privadas e do terceiro setor, bem como representantes do Ministério Público e da área acadêmica que atuam nas questões ligadas ao meio ambiente.

Três palestras estão programadas para o decorrer do seminário. A primeira, com o tema “Direito Ambiental Brasileiro”, será ministrada pelo Prof. Dr. Édis Milaré. “Valoração Econômica Ambiental” será o assunto abordado pelo Prof. Dr. Ronaldo Seroa da Mota. Já a terceira e última palestra ficará a cargo do professor Yann Duzert, que trará à tona a temática “Negociação: a saída para a resolução de conflitos”.

Saiba mais

A valoração econômica ambiental é uma área que vem ganhando espaço e cada vez mais fazendo parte do cotidiano das instituições que trabalham na gestão ambiental. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para calcular o valor monetário dos recursos naturais. Esse trabalho pode ser aplicado tanto na fiscalização de danos ambientais quanto no funcionamento de uma atividade licenciada que utilize como matéria-prima bens retirados da natureza.

Perfil dos palestrantes:

– Édis Milaré
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP. É sócio-gerente e consultor em Direito Ambiental da Milaré Advogados, em São Paulo-SP. Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, foi o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, além de secretário do Meio Ambiente, professor de direito ambiental e advogado.

– Ronaldo Seroa da Motta
Mestre e Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Economia pela Universidade de Londres. É professor de Economia, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Econômicas e do Centro de Estudos de Estratégias de Desenvolvimento da UFRJ. Atuou como diretor responsável pela área de meio ambiente da Agência Nacional de Aviação Civil. Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal na regulamentação da Política Nacional de Recursos Hídricos, na formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Revisão do Sistema Nacional de Licenciamento Ambiental. É autor de 13 livros.

– Yann Duzert
Pós-doutorado no Programa de Negociação de Harvard. Ph.D em Gestão do Risco da Informação e da Decisão pela Escola Normal/Politécnica de Paris. Professor há dez anos nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Consultor da Presidência da República, do Banco Mundial, da OMC. Autor de dez livros publicados, entre eles alguns best sellers.

Serviço:

I Seminário Direito e Valoração Ambiental

Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Data: 24 de fevereiro de 2016
Horário: 8h às 18h

 

24.02.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
comunicacao@semace.ce.gov.br
(85) 3101-5554/ 98605-9501

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898