Conferência discute inclusão e acessibilidade

25 de fevereiro de 2016 - 15:28

O evento acontece no hotel Oásis Atlântico e delegados de todo o estado debaterão os direitos para pessoas com deficiência.

As políticas públicas para as pessoas com deficiência estão na pauta da IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada na capital cearense. Cerca de 300 pessoas estão reunidas nesta quarta (25) e quinta-feira (26) para discutirem os rumos das ações governamentais voltadas para esses cidadãos.

A primeira dama do estado, Onélia Maria Leite de Santana, esteve na abertura do evento e destacou a importância e o comprometimento do Governo do Estado com as políticas para pessoas com deficiência. “Temos esse cuidado com a inclusão e acessibilidade em todos os equipamentos públicos que estão sendo inaugurados. Existe uma força-tarefa de todas as secretarias para pensarem os projetos incluindo esse público. E os locais que já existem estão sendo adaptados”, diz.

Onélia citou o projeto Mais Infância Ceará, que, além de se preocupar com a educação e o fortalecimento dos laços familiares das crianças, também tem como foco construir e revitalizar espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil. “As praças têm brinquedos voltados para crianças com deficiência e são acessíveis. As pessoas que vão atender às crianças também serão treinadas para entenderem as necessidades delas”, explica a primeira-dama.

Para Flávio Henrique de Souza, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), a preocupação do governo estadual com a acessibilidade é essencial. “Precisamos de todas as entidades e órgãos ligados à pessoa com deficiência. Principalmente do poder público. Se juntarmos todos os setores que têm compromisso, conseguiremos mudar a realidade de toda a sociedade, não só das pessoas com deficiência”.

O Ceará possui hoje mais de 2300 pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

25.02.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / 85 3466.4898