Programa que irá capacitar e acelerar empresas inovadoras segue com inscrições

25 de fevereiro de 2016 - 19:02

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (25), o programa InovAtiva Brasil, que oferece aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e parceria estratégica do Sebrae e Senai.

“A Ciência, Tecnologia e Inovação é uma base muito forte para o desenvolvimento do Ceará. Temos um potencial enorme aqui no Estado. São mais de 4 mil estudantes de graduação e mais de 1.000 empresas na área de TIC, mas no ano passado,poucas participaram do programa. Já foi dada a partida pelo governo federal, não podemos perder tempo. Queremos mobilizar o maior número de empresas para o InovAtiva”, afirmou o secretário Inácio Arruda.

O InovAtiva é um programa de aceleração gratuito que trabalha com negócios inovadores. Embora a maior parte dos projetos sejam na área de TIC, o mentor Laércio Ferreira lembra que qualquer área pode se inscrever, seja no ramo da indústria, serviços ou agronegócio, independente do tempo ou porte da empresa. O programa é estruturado em três vias: capacitação; mentoria e conexão, que inclui mentoria presencial e contato com investidores. Atuam como mentoras do programa, empresas como Google, Totvs, Stefanini e Dell. Para Laércio, o InovAtiva é hoje “a maior vitrine de negócios do País”.

“Essa é uma iniciativa que estimula o País inteiro, prestando apoio à formação, à inovação e à aceleração da micro e pequena empresa. Esse é o quarto setor da economia, dinâmico, veloz. Se não dermos conta, ficaremos pra trás, fora do mapa. Queremos a atrair esse movimento para o nosso Estado”, garante Inácio.

Todas as empresas que se inscrevem na primeira fase recebem capacitação. “Só por isso já vale a pena entrar no programa”, garante Laércio. No ano passado, foram 700 empresas inscritas, 300 classificadas para a fase de mentoria e 125 finalistas, tendo como resultado 97 empresas aceleradas, mas a ideia é ampliar o número de empreendedores. “O Ceará é um dos primeiros estados a atingir dois dígitos, com 11 projetos inscritos até agora, sendo 10 de Fortaleza e um de Quixadá. A expectativa é de inscrever 1000 empresas brasileiras, sendo pelo menos 100 cearenses”, anuncia Laércio.

As empresas finalistas ainda tem vantagens em editais de subvenção econômica para Pesquisa de Desenvolvimento, com pontuação extra no Senai e CNPq; vantagens em linhas de financiamento do BNDES e podem participar de programas de internacionalização como o Apex Brasil e o Britsh Embassy.

O empresário Mauro Fernando, apresentou o case da OffZone – startup cearense com foco na utilização não exagerada de smartphones, que foi selecionada para participar da edição 2015 do InovAtiva. “Hoje estamos trabalhando com Big Data organizacional e temos 95% de assertividade no processo. Nossos colaboradores estão se tornando pessoas melhores e mais produtivas. Você efetiva um networking muito grande e tem acesso a plataformas fechadas. Agora, somos acelerados por uma empresa de Los Angeles”, relata o empresário que informou que já submeteu um novo produto para o InovAtiva 2016.

Essa é a quarta edição do InovAtiva que já soma 3219 projetos submetidos e 187 startups aceleradas. A rede conta com mais de 400 mentores voluntários, mais de 200 mil horas de mentoria e cerca de 11 mil usuários cadastrados. As inscrições vão até 14 de março.

A solenidade contou com a presença do secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Cláudio Ferreira Lima; Sampaio Filho, presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEC e do agente da InovAtiva, Laércio de Matos Ferreira, representando o MDIC.

Saiba mais em http://www.inovativabrasil.com.br/.

25.02.2016

Simplícia Sinibaldi
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 98833.3217 | 98433.4880
simplicia@sct.ce.gov.br

Emília Augusta
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil – 85 3466.4898