Semace ultrapassa 14 mil ocorrências atendidas

25 de fevereiro de 2016 - 17:10

A Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recentemente ultrapassou a marca de 14.300 ocorrência atendidas, em cinco anos e meio de existência do setor. O número corresponde a 82% de toda a demanda de denúncias, processos judiciais e do Ministério Público, gestão de material de origem florestal e de recursos faunísticos entre outros. Nesse período, a autarquia foi provocada a agir em 17.379 situações.

Segundo Tiago Bessa, diretor de Fiscalização da Semace, mensalmente são formalizadas 263 novas ocorrências, das quais 217, em média, são atendidas. Para maximizar a efetividade nos atendimento, Bessa informou que a Difis planeja as demandas por grupos temáticos de fiscalização e quem vem liderando as estatísticas são as situações que envolvem os recursos florestais. Produção de carvão, queimadas, desmatamento, transporte e comércio de madeira, lenha e subprodutos de origem florestal correspondem a 33% do total.

Em seguida, com 20% das ocorrências, aparece o grupo que fiscaliza as fontes poluidoras, que atenta para a poluição ocasionada por abate de animais, indústrias, hospitais, lançamento de efluentes, lavagem de veículos, resíduos sólidos, criação de animais etc. Continuam a lista as áreas especialmente protegidas, formadas pelas unidades de conservação do Estado e a zona costeira, com 15%. Os outros grupos que contemplam as atividades fiscalizadas são o de defesa da fauna (14%), recursos hídricos e minerais (14%) e de reestruturação ecológica (4%).

Canais para a população denunciar irregularidades

A Semace disponibiliza alguns meios para que a sociedade possa colaborar com o trabalho de fiscalização ambiental. Para isso, o cidadão tem ao seu dispor o Disque Natureza, serviço que funciona através do número 0800-275-2233, em dias úteis e no horário de 8 às 12h e 13 às 15 horas. Para informações sobre animais silvestres e produtos florestais existem dois e-mails. São eles, respectivamente: atendimento.fauna@semace.ce.gov.br e atendimento.dof@semace.ce.gov.br. É importante que o denunciante repasse a maior quantidade de detalhes sobre a ocorrência, pois isso facilita a identificação do local e do responsável. A Superintendência garante o sigilo do colaborador.

25.02.2016

Fhilipe Augusto
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente

Alberto Perdigão
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
(85) 3101-5554/ 98852-6642
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898