Violoncelista brasileiro conhecido internacionalmente se apresenta no TJA

25 de fevereiro de 2016

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) sedia, neste sábado (27), às 14h, um masterclass de violoncelo com o músico Davi Barreto (Brasil/Bulgária), promovido pelo Instituto Cultural Zenon Barreto. Dedicada a estudantes e professores que queriam se aperfeiçoar na técnica do instrumento, a atividade acontecerá no foyer do TJA, com entrada franca. Os interessados em participar da aula devem fazer inscrição através do e-mail institutozenonbarreto@gmail.com, informando nome, idade, contatos e qual obra irá apresentar na proposta de masterclass.

A programação conta com uma breve apresentação de violoncelo solo, seguida por uma explicação sobre princípios fundamentais da prática violoncelística. Na sequência, serão ministradas aulas para os interessados previamente inscritos, que receberão certificado de participação ao final do masterclass.

Violoncelista brasileiro pelo mundo

O jovem violoncelista brasileiro Davi Barreto reside na Bulgária, onde atualmente cursa o Doutorado em Violoncelo Performance pela New Bulgarian University, na classe do renomado professor Anatoli Krastev.

Davi nasceu em Campinas (SP), onde iniciou seus estudos com Gretchen Miller e Érico Amaral. Mudando-se para Fortaleza, estudou com Jorge Lima e frequentou cursos com Fernando Lima de Albuquerque (Brasil/França), Walter-Michael Vollhardt (Alemanha) e Juarez Johnson (Brasil/Argentina). Ainda no Ceará, fez parte da Orquestra Experimental, Camerata Stradivarius e Camerata infanto-Juvenil D’Scherzo.

Em 2006, mudou-se para a Bulgária, concluindo seus cursos de Bacharelado e Mestrado em Violoncelo na Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov, sempre na classe de Anatoli Krastev. Na Europa, frequentou ainda cursos com Mats Lidström (Inglaterra), Emilia Baranovska (Bulgaria/França) e Andrew Fuller (Inglaterra), dentre outros.

Desde 2009, vem desenvolvendo atividades musicais na Bulgária, Turquia, Grécia, Espanha e Inglaterra, através de recitais, música de câmera e concertos com orquestra (Elgar e Dvorak, dentre outros), tendo já sido premiado em seis concursos internacionais.

Gravações ao vivo estão disponíveis no Youtube, no canal “Nbulgar”:
https://www.youtube.com/user/nbulgar/videos

SERVIÇO:

Masterclass de Violoncelo com Davi Barreto

Onde: Foyer do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro)
Data: Sábado (27/2)
Hora: 14h
Gratuito

26.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
secultmkt@gmail.com   / (85) 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898