Comitiva do Estado, MP e TCE conhecem experiência do sistema de saúde de Goiás

26 de fevereiro de 2016

Camilo Santana se encontrou com o governador de Goiás, Marconi Perillo, e destacou ações que deram certo e estão sendo analisadas para serem implantadas no Ceará.

Ao lado de gestores do Estado e representantes do Ministério Público e Tribunal de Contas do Ceará, o governador Camilo Santana visitou Goiânia nesta sexta-feira (26), para conhecer o sistema de gestão da Saúde do Estado de Goiás, considerado modelo pelo Ministério da Saúde. “Queremos aprofundar o intercâmbio com Goiás, para que a gente possa discutir essas boas experiências daqui e trazer também o que temos de bom na saúde do Ceará.160226 HGG GOIANIA MG 0166 web Nosso objetivo é sempre o melhor atendimento para quem mais precisa usar a nossa rede de saúde pública. Saio muito impressionado, não só com a visita, mas também com toda a integração dos municípios e o Estado”, disse Camilo.

Com o objetivo de trocar experiências, a comitiva pôde ver in loco, durante todo o dia, os modelos de gestão de Organização Social (OS), controle, fiscalização e qualidade do serviço. “O mais importante é atender bem à população. Essa área da saúde é muito sensível. Exige muito dos gestores um olhar cuidadoso. A nossa intenção é garantir que a população do Ceará tenha um atendimento de saúde melhor, com mais qualidade. Por isso, vamos levar essa experiência de Goiás, com muito diálogo com os sindicatos, com o Ministério Público e as instituições”, ressaltou o governador do Ceará.

160226 GOIANIA HOSPITAL HUGO MG 9818 webCamilo Santana citou ainda que a rede de saúde pública do Ceará foi ampliada e que vem sendo aperfeiçoada, com aporte significativo do Estado perante o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ceará conta com uma rede distribuída em todo o estado: 10 hospitais, 19 policlínicas, 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 24 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), além de Hemocentro e Laboratório. “Temos hospitais que são gerenciados por OS (organizações sociais) e hospitais que são gerenciados ainda pela administração direta do Estado. Há uma diferença no modelo”, explicou.

Humanização e tecnologia
A comitiva foi recebida pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, na Secretaria da Saúde. Em seguida, conheceu o Conecta SUS, sistema de monitoramento da Secretaria da Saúde de Goiás, para acompanhamento em tempo real da situação dos hospitais e outros equipamentos. O secretário Leonardo Vilela apresentou as salas que monitoram os índices, entre eles os relacionados ao Aedes aegypti no estado.

160226 GOIANIA HOSPITAL HUGO MG 9701 web
A terceira agenda do dia na capital de Goiás foi a visita às instalações do Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo). A unidade de saúde é referencia em traumatologia e atende média e alta complexidade. Na sequência, mais dois hospitais da cidade foram visitados, o Hospital Geral de Goiânia (HGG) e Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol).

160226 HGG GOIANIA MG 0158 web“Estou impressionado com a qualidade do ambiente físico do hospital e constatamos um alto nível de satisfação pelos pacientes. O Governo de Goiás adotou a humanização no atendimento e isso muda a qualidade de atendimento aos pacientes nas unidades hospitalares”, destacou Camilo.

Participam da comitiva cearense os secretários Henrique Javi (Saúde), Alexandre Landim (Casa Civil), Juvêncio Viana (PGE) e Maurício Holanda (Educação), o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Lima. “Essa experiência de Organizações Sociais (OS) deve ser levada para outros estados da federação, por isso nós viemos aqui acompanhados do Procurador Geral do Ministério Público e do Presidente do TCE para que eles também vejam como esse modelo trouxe um resultado muito positivo para a população de Goiás”, disse o governador cearense.

Educação
A visita a Goiânia também incluiu reunião com a secretária de Educação, Esporte e Cultura de Goiás, Raquel Teixeira, para troca de experiências sobre o modelo de gestão das escolas do estado, que são por meio de Organizações Sociais (OS).

“O Ceará tem sido destaque em nível nacional pelo sucesso, pelos resultados e avanços na educação. Também temos as Escolas Estaduais de Educação Profissional, que têm participação de OS. O importante é que a gente possa cada vez mais conhecer as experiências que estão dando resultado”, avaliou Camilo Santana.

26.02.2016

Thiago Cafardo
Porta-voz / Governador

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898