#Todoscontraomosquito: regionais da Sesa promovem ações de enfrentamento ao Aedes aegypti

26 de fevereiro de 2016 - 12:43

Um dia planejado para a cidade toda ficar envolvida com ações de prevenção ao mosquito, desde a distribuição de folder casa a casa, de comércio em comércio, de escola em escola, de igreja em igreja, até o telamento de caixas d`água. Será assim em Itapipoca na próxima terça-feira, 1º de março, uma ideia da 6ª Coordenadoria Regional da Secretaria da Saúde do Estado, que será desenvolvida juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ordem dos Advogados do Brasil e outras instituições. Tudo para envolver todos os segmentos e a população na prevenção e controle do Aedes aegypti que, além da dengue, transmite a chikungunya e a zika, com o agravante de que há, em diferentes Estados, casos de microcefalia confirmados de relação com a zika. No Ceará, há um caso de microcefalia relacionado à zika.

A programação na terça-feira começa às 7h30min, na Praça São Sebastião, no Centro de Itapipoca, com uma caminhada que sai às ruas de diferentes bairros da cidade. Há bairros que estão com índices de infestação do mosquito altos, como o Boa Vista, com 4.34%, Contendas, com 4,14% e Madalena com 3,20%. Só é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde quando de 100 imóveis visitados em apenas um os agentes encontram focos do Aedes aegypti. Durante a caminhada quem estiver pelo caminho receberá folderes e botons da campanha ¨Todos contra o mosquito¨, elaborada e lançada pelo Governo do Estado. Ao mesmo tempo em que mobiliza a população para atitudes de cuidados permanentes com tudo que pode acumular água e servir de criadouros para o mosquito, a “cruzada”, como o coordenador da 6ª CRES, Mário Couto, chama abanner rolos aedes itapipoca fev2016 site ação do dia 1º de março, inclui também o telamento de caixas d´água. Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a Secretaria da Saúde do Estado liberou 30 rolos de telas, suficientes para vedar 750 imóveis em Itapipoca. 

Nas áreas de abrangência das regionais de saúde de Russas e Sobral, além de caminhadas, mobilizações nas escolas, está sendo priorizada a capacitação das brigadas nos órgãos públicos, criadas a partir de decreto do Governador do Estado, Camilo Santana. Segundo o coordenador da 9ª CRES, Israel Guimarães Peixoto, foram capacitados mais de 800 agentes públicos para atuação nas brigadas de inspeção nos prédios públicos, incluindo prefeitos, secretários municipais, professores, profissionais da saúde, servidores públicos na região de saúde de Russas. A região é formada pelos municípios de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas. Há brigadas em todos os prédios públicos, incluindo os municipais, estaduais e federais, responsáveis pela inspeção de focos do mosquito para evitar que se multipliquem e ameacem ainda mais a saúde da população.

A coordenadora da 11ª CRES, Lucila Magalhães Rodrigues, afirma que o trabalho de prevenção e controle do mosquito na área de abrangência da região é intenso. Ela mostra, com empolgação, através do celular, fotos e imagens de diferentes mutirões nos municípios, treinamentos das brigadas, reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) com a pauta enfrentamento à microcefalia, realização de dia “D”, mobilizações nas escolas com os estudantes sendo importantes agentes de informação de prevenção ao mosquito.

26.02.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Foto: Ascom / Sesa

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898