Projeto Jovem Bombeiro Voluntário forma turmas e beneficia cearenses

29 de fevereiro de 2016 - 20:45

O Projeto Jovem Bombeiro Voluntário, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), já formou cerca de 25 mil jovens entre 14 e 17 anos, desde que foi criado, no ano de 2003. No mês passado, houve a formatura de duas turmas – uma em Fortaleza e outra na cidade de Pentecoste. Atualmente, outras duas turmas estão sendo formadas no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros (CTDH), em Fortaleza.

Os jovens, que recebem instruções sem custo e recebem o fardamento gratuito, participam de atividades na área de combate a incêndios, noções de hierarquia, disciplina e civismo, além de atividades físicas como treinamento aquático. A turma tem ainda a oportunidade de visitar instituições, como a Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer). O curso acontece em diversas cidades do Estado, entre elas Crateús, Juazeiro do Norte, Sobral e Aracati.

BM2O tenente-coronel Cláudio Barreto, comandante do CTDH, ressalta que os jovens atendidos têm aulas duas vezes por semana, durante três horas em cada dia, no período de seis meses – tempo de formação de cada turma. Destaca ainda que muitos dos beneficiados viviam antes na ociosidade e que há alguns adolescentes que já estão participando das atividades há quatro anos.

Os adolescentes recebem também treinamentos militares e têm a chance de participar do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, realizado anualmente na Avenida Beira Mar. Além de ser um projeto voltado para a inclusão social, os alunos acabam aprendendo técnicas básicas de prevenção, tornando-se multiplicadores do trabalho do Corpo de Bombeiros. Para participar das aulas, é exigido que o jovem esteja matriculado e frequentando regularmente a escola.

29.02.2016

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Capitã Juliany – (85) 3101.2211
imprensa.cbmce@gmail.com

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome – (85) 3101.6517
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898