IPC coloca a mulher no centro da atenção no mês de março

1 de março de 2016 - 12:35

O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), da Secretaria da Saúde do Estado, marcará o Dia da Mulher, 8 de março, com uma série de matérias focadas na saúde do público feminino. Durante todas as terças-feiras, a série “Se cuidar também é um ato de amor” abordará diversos temas: o acesso ao atendimento no IPC, câncer de mama, vacinação contra HPV, hábitos saudáveis e direitos das mulheres portadoras de câncer.

Nesta primeira terça-feira do mês, 1º  de março, o tema será “Conhecendo o IPC”. Tendo como principal referência o atendimento às mulheres com câncer de colo de útero e câncer de mama, o IPC é uma unidade de atenção secundária, ou seja, para ter acesso à atenção secundária, o usuário geralmente é encaminhado de um serviço de atenção primária, postos de saúde e outras unidades de saúde. As vagas para atendimento na unidade são disponibilizadas na Central de Regulação. Toda unidade primária tem acesso ao número de vagas disponíveis na Central de Regulação. O IPC disponibiliza vagas em três agendas: prefeitura, municípios e uma agenda restrita da unidade, essa última é para atendimento as pacientes que já estão em tratamento na unidade.

O IPC possui catorze ambulatórios, divididos em serviços de enfermagem, mastologia e ginecologia. Além dos setores de mamografia, ultrassonografia e o centro cirúrgico, para cirurgias de retirada de nódulo na mama, conização do colo do útero (procedimento cirúrgico no qual um pedaço em formato de cone é retirado do órgão para a realização de uma biópsia) e pele para os pacientes atendidos na instituição. E conta com uma equipe multidisciplinar, formada por ginecologistas, mastologistas, enfermeiros, radiologistas e dermatologistas.

Na atenção aos pacientes com câncer, é preciso destacar o serviço de apoio e humanização, que conta com assistentes sociais, psicóloga e fisioterapeutas. Através do serviço social, a paciente pode tirar dúvidas sobre a doença e a legislação. Na fisioterapia, há um preparo para as mulheres que irão se operar, com o intuito de evitar complicações no pós-operatório. Toda paciente atendida que irá se opera ou é diagnosticada com câncer passa pelo setor de psicologia.

Na terça-feira, dia 8, o tema abordado na série “Se cuidar também é um ato de amor”, será o câncer de mama.

01.03.2016

Assessoria de Imprensa – Lacen/ CIDH /IPC
Suzana de Araújo Mont’Alverne ( suzana.alverne@lacen.ce.gov.br / 85 – 3101.1488 / 9 9802.6980)

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898