Animação e envolvimento marcam lançamento do Juventude em Ação em Caucaia

2 de março de 2016 - 21:14

Programa de prevenção às drogas da SPD beneficiará dois mil estudantes do ensino médio no município

A juventude de Caucaia garante: “Tá tranquila, tá favorável, tá saudável. E vai ficar ainda mais”. O refrão ecoou entre os animados estudantes das escolas de Ensino Médio (EEM) Romeu de Castro Menezes, no Conjunto Nova Metrópole; e José Alexandre, em Capuan, respectivamente, na manhã e tarde desta terça-feira (1º). Nos dois estabelecimentos educacionais, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promoveu o lançamento do programa de prevenção ‘Juventude em Ação’, voltado exclusivamente para estudantes do ensino médio.

Divididos em grupos, os jovens vão mergulhar nas nuances do jogo Na Trilha da Prevenção, a etapa inicial do Juventude em Ação, uma intensa e instigante ciranda de atividades artístico-culturais que giram em torno da prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Ao final das ações integrativas, eles receberão prêmios e troféus.

Com o programa Juventude em Ação, a SPD visa reduzir o número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

Em sua fala aos jovens, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, pediu o engajamento dos estudantes no programa, numa demonstração de sua força e criatividade para mudar a trajetória das drogas no Ceará, afastando-as de suas vidas. A titular da SPD destacou, ainda, que o programa também alcança professores, familiares e as comunidades onde vivem os estudantes beneficiados. Em Caucaia, serão quase dois mil alunos do ensino médio favorecidos. Grande parte também atuará como mobilizador social, ampliando a rede de acolhidos no município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Chamou atenção nos eventos realizados nas duas unidades de ensino caucaienses o desejo dos estudantes de falar sobre as drogas abertamente e sem medo, revelando o interesse em saber mais sobre a prevenção às drogas, além de rever mitos e verdades sobre substâncias entorpecentes de uma maneira geral. “Queremos permanecer saudáveis e ficar longe das drogas, além de sermos agentes de transformação da sociedade pra todo mundo ser saudável”, disse o estudante Lucas Henrique da Conceição Carlos, de 16 anos.

O estudante Orleans Paulino, de 18 anos, foi mais além. Ao revelar ter perdido um ente querido para as drogas, ele agradeceu por participar do ‘Juventude em Ação’, que considera uma chance única de se informar e ficar longe dos entorpecentes. Pedro Ivo, de 17 anos, acha que o ‘Juventude em Ação’ vai unir mais os estudantes. “Vamos participar da gincana em nossa escola e tentar conquistar o troféu de campeão, mas aqui todo mundo é vencedor por querer saber mais sobre os efeitos ruins das drogas e querer ficar longe delas”.

O diretor da EEM José Alexandre, Francisco Bartolomeu Alves, completou: “O programa Juventude em Ação chegou em Caucaia na hora certa. Os alunos estão entusiasmados com a gincana em torno da prevenção às drogas”.

Desenvolvido, num primeiro momento, em forma de projeto-piloto, o Juventude em Ação da SPD é um programa pioneiro no País para estudantes do ensino médio, envolvendo, ainda, pais, professores e a comunidade onde residem numa verdadeira força-tarefa de prevenção às drogas. O programa será desenvolvido, inicialmente, em 28 escolas de ensino médio cearenses, favorecendo quase 15 mil estudantes. Com a participação de alunos chamados de mobilizadores sociais, atingirá, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará.

Antes de aterrissar em Caucaia, o Juventude em Ação já foi implementado em Camocim e Iguatu. Também deverão ser beneficiados estudantes do ensino médio dos seguintes municípios cearenses: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Quixeramobim, Tianguá, Sobral e Aracati. Numa segunda fase de implantação, outros 10 municípios do Ceará também serão favorecidos. São eles: Russas, Beberibe, Viçosa do Ceará, Massapé, Crato, Icó, Itapipoca, Acopiara, Eusébio e Maranguape.

02.03.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas – SPD
Lena Ximenes – (85) 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898