Cargas de queijo e carne são apreendidas pela Adagri

2 de março de 2016 - 20:40

Uma equipe da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará), que atua na regional Vale do Jaguaribe, formada por fiscais veterinários e fiscais agrônomos, apreendeu nesta quarta-feira (2),  cerca de quatrocentos quilos de carne suína e mil quilos de queijo do tipo coalho.

A apreensão aconteceu na CE-138, na rotatória que liga o município de Morada Nova a Ibicuitinga, distante 155 quilômetros de Fortaleza. Os produtos estavam sendo transportados indevidamente em carros com carroceria. A equipe da Adagri havia recebido denúncias de produtos de origem animal sendo enviados para capital e Região Metropolitana de maneira ilegal e inadequada.

A fiscalização aconteceu em parceria com a Polícia Militar de Morada Nova. O supervisor de fiscalização da Adagri, Douglas Carpegiany, conta que no ato da fiscalização foi identificado que o transporte da carga de 1000 quilos de queijo coalho estava sendo realizado sem as condições higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação em vigor. “A carga não estava refrigerada, não possuía rótulo e nem registro sanitário”, acrescenta. A carga irregular de 400 quilos de carne suína também estava sendo transportada na carroceria de veículo sem qualquer proteção, embalagem e refrigeração.
O supervisor informou ainda que devido às condições inadequadas dos produtos ao consumo humano, os queijos e as carnes foram incinerados no lixão de Limoeiro do Norte.

A mesma equipe também fiscalizou cargas vivas (animais) que estavam sendo levados para a feira de Quixadá. Os motoristas não possuíam o guia de trânsito animal, documento obrigatório para transitar animais, e por isso foram autuados, retornando para o local de origem.

02.03.2016

Milena Fernandes
Assessora de Imprensa
milena.fernandes@seapa.ce.gov.br
85 98874.3322 | 85 3241.0561

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898