Em visita ao Cariri, primeira-dama participa de seminário e feira de artesanato

2 de março de 2016 - 20:20

O Selo CEART é uma certificação que tem como objetivo difundir e melhorar o processo de produção artesanal

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, participou nesta quarta-feira (2), em Juazeiro do Norte, do II Seminário do Selo CEART (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) através da Central de portal MG 0968Artesanato do Ceará (Ceart). O evento aconteceu no Centro de Artesanato de Juazeiro do Norte, conhecido como Ceart Cariri, com a presença de 150 artesãos representantes de entidades artesanais.

“O Governo do Estado e os artesãos vem desenvolvendo um trabalho de grande impacto social, econômico e cultural para o Ceará. Os artesão podem contar comigo, porque estarei lutando juntamente com eles por melhorias para o segmento”, ressaltou a primeira-dama. Ela destacou ainda conquistas asseguradas pelo Governo do Estado para o setor, como o investimento de R$ 4 milhões na realização de feiras e capacitações de artesãos; a construção do novo Centro de Rendeiras da Prainha; isenção do portal MG 0906Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos confeccionados por artesãos para venda para pessoa jurídica, além da implantação do Selo CEART.

O Selo CEART é uma certificação que tem como objetivos: garantir a autenticidade dos produtos artesanais; estimular a melhoria dos processos produtivos, a elevação do padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos; criar referência para o mercado e para os consumidores nas decisões de compra e reconhecer as obras de arte popular pela sua importância na caracterização da identidade cultural cearense.

portal MG 1012Segundo a presidente da Associação Xique-Chique, artesã Isabel Maria, é muito importante o apoio do Governo, através da Ceart, ao profissional do artesanato. “Isso ajuda ao artesão a ter mais força de vontade de trabalhar. A realização de feiras, reuniões, tudo ajuda na força para trabalhar. A gente agradece a colaboração com todos os artesãos”, ressaltou.

Feirart

Nesta quinta-feira (3), a primeira-dama Onélia Leite participa também da abertura da 53ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), na Praça da Matriz de Assaré, às 17 horas, onde cerca de 150 artesãos expositores, representantes de entidades artesanais e unidades de produção comercializarão o legítimo artesanato cearense. O evento conta ainda com oficinas, shows artísticos e diversas opções de comidas típicas.

Serviço:

53ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart)

Data: 3 e 4 de março de 2016
Local: Praça da Matriz de Assaré
Horário: 17h às 21h

Fotos: Franco Neto

02.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898
(85) 3466.4898