‘Arte na Praça’ chega a cinco municípios cearenses nesta semana

3 de março de 2016

O Arte na Praça é uma das ações do Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância Ceará, idealizado pela própria primeira-dama.

FN1255 webA Praça Santos Dumont, em Aurora, na Região do Cariri, ficou repleta de crianças e de brincadeiras nesta quarta-feira (2). O motivo foi a realização do projeto Arte na Praça, que leva cultura e lazer para os pequenos e suas famílias nos mais diversos municípios do Ceará. A ação foi promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE) e apoio da prefeitura municipal, e contou com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana.

FN1110 webO Arte na Praça é uma das ações do Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância Ceará, idealizado pela própria primeira-dama. “Estamos trazendo o Programa Mais Infância Ceará para Aurora. Os 184 municípios do Estado do Ceará serão contemplados com pelo menos uma ação do Mais Infância. É um prazer imenso estar aqui com as pessoas na praça, na rua. Agradeço a receptividade do povo que sempre nos recebe tão bem”, ressaltou.

O menino Sebastião Chagas, de 13 anos, aproveitou bastante para brincar durante o Arte na Praça. “Eu achei muito bom! Gostei! Eu desenhei, pintei, pulei no FN1308 webpula-pula, fui no escorregador, brinquei com as bolas e muitas outras coisas. Queria todo dia!”, disse.

“É bacana. Numa cidade como essa, pequena, seria interessante que sempre houvesse um entretenimento para as crianças. Aqui é um local pequeno que não tem muito divertimento para eles, era interessante que viesse mais outras diversões para cá”, ressaltou a dona de casa Eridan Freire, enquanto aconteciam apresentações artísticas, shows e um aulão de ginástica. A criançada pintou o FN1330 webrosto, fez pintura em tela, participou de oficina de balão e aproveitou bastante nos brinquedos.

A professora Leidiane Duarte também elogiou a iniciativa. “O exemplo é minha filha, que adorou! Muito bom! As crianças amaram! Foi demais! É muito importante!”, reforçou.

Além do evento, a Praça Santos Dumont também recebeu nesta quarta-feira equipamentos de ginástica de baixo impacto voltados especialmente para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida e se tornou acessível com rebaixamento de rampas e instalação de piso tátil.

Programação para o fim de semana

Além de Aurora, o Governo do Estado em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE) e apoio das prefeituras municipais, leva o projeto para outras cidades cearenses neste sábado (5). Em Fortaleza, a ação acontece na Praça Luíza Távora, no Bairro Aldeota, entre 17h e 19h. As crianças poderão participar de brincadeiras como corrida de saco, dança das cadeiras, estoura balões, bambolê, pula corda e morto vivo, e ainda interagir no espaço brincando e pintando, assistir a apresentação de palhaços e do espetáculo “Aladim”, da Companhia Cearense de Molecagem.

Em Solonópole, no Sertão Central, a Praça da Matriz, no Centro, recebe as famílias das 18h às 21h para apresentação da peça “Os três Porquinhos”, com o Grupo Anjos da Alegria, do Crato; das crianças do CRAS do município e da Banda Municipal. Uma biblioteca vai estar aberta para a visita dos pequenos, assim como contação de histórias, roda de capoeira, brincadeiras com pintura facial, desenhos, pintura em gesso e pula-pula.

No município de Cariré, no Sertão de Sobral, a apresentação artística fica por conta da Companhia de Teatro Criando Arte, da cidade de Varjota. A criançada vai se divertir ainda em brinquedos infláveis, podendo fazer brincadeiras com bola de sabão, escultura de balão, pintura em tela, pintura facial, elástico, pula corda, bambolê e amarelinha; assistir malabares, teatro de fantoches e apresentação de palhaço. A festa vai de 17h às 19h, na Praça Central da Cidade.

Já em Tarrafas, no Cariri, a Praça da Terezinha vai receber movimentação a partir das 17h30 até 20h. Famílias inteira vão poder aproveitar uma biblioteca infantil com oficina de pintura, desenho e leitura; contação de histórias; recreação com palhaço; pintura facial; pintura em tela; brincadeiras de bola de sabão, corrida de saco, bambolê e pula corda; além de um aulão de ginástica infantil coreografada pela equipe de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc Crato.


Serviço:

Arte na Praça nos municípios cearenses

Data: sábado, 05/03/2016


Cidades

Local

Endereço

Horário

Fortaleza

Praça Luíza Távora

Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota

 17h às 19h

Solonópole

Praça  da Matriz

Rua Dr. Queiroz Lima – Centro

 18h às 21h

Cariré

Praça Central da Cidade

Centro da Cidade

 17h às 19h

Tarrafas

Praça da Terezinha

Centro da Cidade

 17h30h às 20h

 

Fotos: Franco Neto

03.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898