CE Pacífico: ações são apresentadas à comunidade do Vicente Pinzon neste sábado (5)

3 de março de 2016 - 20:47

Além das melhorias operacionais na segurança pública, ações urbanas e sociais são implementadas na região. Comunidade contribui com o Pacto por um Ceará Pacífico entregando documento com prioridades para o território

A Praça do Mirante, no bairro Vicente Pinzon, será o palco para a apresentação das ações que o Pacto por um Ceará Pacífico desenvolve na região. A partir das 9h30min deste sábado (5), a comunidade vai conhecer detalhes dos projetos sociais e investimentos voltados para o bairro e cercanias, ao mesmo tempo em que outras áreas já passam a ter reforço de segurança, como a delegacia 24 horas e o batalhão da PM da 1ª Unidade Integrada de Segurança (Uniseg).

A ação terá a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de signatários do Pacto, sociedade civil, trabalhadores dos projetos na região e a comunidade local. A programação conta ainda com apresentações culturais na região no Mirante; assinatura de Ordem de Serviço para investimento em saneamento no território; lançamento de competição entre de futebol entre escolas e uma edição da Feira Massa.

O Ceará Pacífico
Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Pacto por um Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O Pacto possui três eixos de atuação:

– Segurança Cidadã e Justiça: envolve ações como o reforço de efetivo policial e a implantação da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) no bairro.

– Qualidade de Vida e Desenvolvimento Urbano: engloba iniciativas como a reforma da Praça do Mirante, a urbanização da encosta do Morro Santa Terezinha e a construção de novos espaços sociais, como escolas, centros comunitários e praças.

– Prevenção Social e Oportunidades para a Juventude: trabalha medidas que impeçam a criminalidade através de capacitação e oportunidades para os jovens.

Encontro com conselheiros comunitários
Antes das apresentações no Vicente Pinzon, o Palácio da Abolição receberá, a partir das 8 horas do sábado (5), mais um exemplo da pactuação social que se busca no Ceará Pacífico. O governador Camilo Santana receberá, na Galeria de Arte do Palácio, cerca de 400 representantes do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) de Fortaleza e Região Metropolitana. O órgão é formado por diversos segmentos representativos de uma comunidade, cujo principal objetivo é participar, ativamente, na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Serviço:
Reunião com conselheiros comunitários
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400)
Data: sábado (5/3)
Horário: 8 horas

Apresentação das ações do Pacto por um Ceará Pacífico
Local: Praça do Mirante (Rua Mirante, S/N)
Data: sábado (5/3)
Horário: 9h30min

OBS:
a apresentação no Mirante será seguida de visita à Delegacia 24 horas e ao Batalhão da Uniseg I.

03.03.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898