Uece é selecionada em 1º lugar entre estaduais para oferta do ProfBio

4 de março de 2016 - 18:04

Foi lançado resultado da análise das propostas aprovadas para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi contemplada na 4ª colocação, sendo a 1ª das Estaduais e a 1ª do Norte e Nordeste, dentre 35 propostas analisadas e 18 aprovadas.

O ProfBio atende à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa destina-se à professores de Biologia em atuação na rede pública de ensino que buscam formação continuada, em nível de pós-graduação stricto sensu.

A Rede do ProfBio será coordenada pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e será ofertado por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em formato semipresencial.

A iniciativa de adesão ao ProfBio partiu da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS).  “Identificamos o edital do ProfBio no final do ano passado e logo em seguida começamos a construir uma proposta coletiva, envolvendo todos os cursos de Ciências Biológicas da Uece, da capital e do interior”, disse a diretora do CCS, professora Gláucia Posso Lima. “Estamos muito felizes com essa conquista, pois com esse mestrado nós vamos colaborar com a qualificação do ensino público no Estado do Ceará”.

Segundo a coordenadora do ProfBio na Uece, professora Patrícia Limaverde, a seleção para a primeira turma está prevista para acontecer no segundo semestre de 2016, e contará com 25 vagas. As aulas devem começar no início de 2017. “Saudamos todos os docentes que apresentarem interesse na candidatura ao Programa, na certeza de que o trabalho coletivo irá contribuir com a melhoria de qualificação do ensino de Biologia no Estado”.

O ProfBio é o quarto Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em que a Uece foi selecionada, integrando também os Programas em Letras (ProfLetras), para professores em serviço no ensino fundamental; e Matemática (ProfMat) e Física (ProFis), para professores em serviço no ensino médio.

04.03.2016

Adriana Rodrigues
Jornalista/Assessoria de Comunicação
Universidade Estadual do Ceará – Uece
85 3101-9606 / 3101-9605

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898