Hemoce recebe doações de sangue em Canindé até domingo, 6

5 de março de 2016 - 15:15

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, realiza tradicionalmente há 13 anos a campanha da coleta de sangue em Canindé, em parceira com o voluntário doador de sangue, Francisco Colares, mais conhecido como “Tico”. Após sofrer um acidente de moto, Tico foi internado no Instituto Dr. José Frota (IJF) onde precisou receber transfusão de sangue. Durante a recuperação, Tico fez uma promessa: se fosse curado iria se tornar doador de sangue e mobilizar várias pessoas com a causa solidária. “Foi um momento de dor e necessidade que me fez abrir os olhos que uma atitude simples pode ser fundamental na vida de quem está precisando receber sangue”,diz Tico Colares.

 

Durante a campanha de 2005 foram cerca de 200 candidatos, em 2015, esse número subiu para quase 700. Com objetivo de atender a procura da população, neste ano, o Hemoce irá realizar a coleta de sangue em três dias. De sexta a domingo, o Hemoce estará na Câmara Municipal de Canindé recebendo os candidatos à doação de sangue e realizando cadastro para doador de medula óssea neste sábado e domingo, dias 5 e 6, das 8 às 18h. A coleta começou na sexta-feira, 4. Nossa expectativa é receber cerca de 1.000 candidatos no fim de semana. A gente sabe que a população de Canindé é solidária, tem o compromisso de ajudar a salvar vidas e esse é uma grande campanha de amor ao próximo”, disse Nagéla Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

 

Com a solidariedade do povo cearense, o Hemoce abastece 388 serviços de saúde em todo o Estado, entre hospitais, Policlínicas, UPAs e clínicas de hemodiálise, atendendo cerca de 8 milhões de pessoas em todo o Estado. Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

 

05.03.2016

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898