Maracanaú, Horizonte e Jijoca de Jericoacoara recebem homenagem de aniversário do Governo do Estado

6 de março de 2016 - 11:04

Este domingo, 6 de março de 2016, marca o aniversário de fundação de três importantes municípios do Ceará: Maracanaú (33 anos), Horizonte (29 anos) e Jijoca de Jericoacoara (25 anos). Maracanaú localiza-se na Região Metropolitana de Fortaleza e é o maior centro industrial do estado. Com uma população estimada para 2015, de 221.504 habitantes (IBGE) e, distante de Fortaleza em 18 km, a cidade possui o segundo maior produto interno bruto do estado, atrás apenas da capital, e o segundo maior produto interno bruto per capita do Ceará, atrás apenas do município de Eusébio.

A economia de Maracanaú está baseada fundamentalmente no setor industrial, devido ao Distrito Industrial de Fortaleza, mas também encontra fonte na agricultura. Seus limites municipais são Fortaleza, Pacatuba, Maranguape e Caucaia.

Localizada a 40,1 km de Fortaleza e também pertencente à Região Metropolitana de Fortaleza, Horizonte tem uma população estimada de 63.365 habitantes (IBGE 2015). Ainda de acordo com o IBGE, foi a cidade cearense que mais cresceu em população, entre os anos 2000 2 2010 (65%). O município conta hoje com mais de 40 indústrias, no qual predominam os setores têxteis, de calçados, de granito e de automotivos, e mais de mil estabelecimentos comerciais. Tem na agricultura uma das principais fontes de renda, tendo como principais atividades a cajucultura e produtos agrícolas, além da pecuária.

Já Jijoca de Jericoacoara, com uma população estimada para 2015, de 18.926 habitantes (IBGE), localiza-se na Região do Litoral de Camocim e Acaraú, tem como principal atração a praia turística de Jericoacoara. O município dista de Fortaleza em 287 km. A principal atividade econômica é o turismo, mas há predominância de agricultura de subsistência, pecuária extensiva, extrativismo vegetal, artesanato e pesca. O turismo em Jijoca de Jericoacoara, principal fonte de renda do município, é alimentado por diversos fatores: as belezas naturais, o aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia além das condições propícias para o windsurf, o sandboard e o kitesurf. Jijoca faz limite com o Oceano Atlântico, Bela Cruz, Cruz e Camocim.

Como homenagem e parte de um projeto, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam estas cidades. O projeto prevê que todo município cearense aniversariante também receba um vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos maracanauenses, horizontinos e jijoquenses, os nossos parabéns!

06.03.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898