Hospital de Messejana faz acompanhamento permanente a pacientes com implantes

8 de março de 2016 - 19:12

O aposentado José Albertino Silva sofria com uma doença cardíaca grave e foi submetido a um implante de prótese aórtica metálica. A cirurgia aconteceu há nove anos no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência da rede pública do Governo do Estado no tratamento de pacientes com doenças cardíacas e pulmonares. Os anos se passaram e a saúde do coração do aposentado permanece estável. Isso porque após a realização do implante ele continuou sendo acompanhado, uma vez por mês, por médico e enfermeira do Serviço de Pacientes Externos do Hospital de Messejana (SPE). O Serviço funciona de segunda a sexta, com consultas médicas nas áreas da cardiologia, pneumologia e cirurgia torácica, e de consultas da equipe multidisciplinar de saúde prestadas por profissionais da Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Farmácia.

banner albertino hm--Na enfermagem, quem cuida de José Albertino Silva é a enfermeira Fausta de Sousa. “Esse acompanhamento é fundamental para que os níveis das taxas do paciente permaneçam dentro do parâmetro adequado para que ele tenha maior qualidade de vida”, explica Fausta. “O atendimento que recebo aqui é muito bom, com carinho e cuidado. O melhor é que após a consulta já saio daqui com a próxima consulta agendada”, fala com satisfação o aposentado.

Cerca de sete mil atendimentos por mês são realizados no Serviço de Pacientes Externos do Hospital de Messejana, que tem como principal objetivo controlar as doenças e proporcionar uma maior qualidade de vida aos pacientes. A forma humanizada e individualizada na atenção aos usuários do SUS é outro diferencial do serviço. A equipe do setor dá continuidade ao atendimento de pacientes que já passaram por tratamentos de doenças complexas, cirurgias e demais procedimentos nas áreas da cardiologia e pneumologia, contemplando crianças, adultos e idosos. Além de consultas, o SPE realiza exames especializados, como ecocardiograma, Mapa, Holter, teste ergométrico, espirometria,  marcação de exames laboratoriais e ainda curativos. O Serviço também faz o acompanhamento de pacientes dos programas de controle da Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Dislipidemia, transplantes cardíacos adultos e infantis e transplantes pulmonares.

Serviço de Pacientes Externos do Hospital de Messejana

Para o paciente ter acesso à consulta com cardiologista ou pneumologista é necessário ter prontuário no Hospital de Messejana ou ser encaminhado com relatório médico diagnosticando doença cardíaca ou pulmonar, ou exame que comprovem estas doenças, procedentes da capital ou interior, com ficha de referência, via Central de Regulação do Estado ( Cresus) ou secretarias municipais de saúde.


Serviço

Serviço de Pacientes Externos do Hospital de Messejana

Funciona de segunda a sexta-feira, de 07:00 às 18:00.
Contato: (85) 3101-4109

Marcação de consultas e exames:
(85) 3101-4112


08.03.2016

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
(85) 3101-4092

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898