Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre duas novas exposições

8 de março de 2016 - 20:31

Nesta sexta-feira (11), às 19h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre duas novas exposições, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE): Doações Recentes, que expõe as novas aquisições do museu, com curadoria de Bitu Cassundé; e Estratégias Volume 1, dos artistas Jared Domício e Marina de Botas, contemplados pelos Editais Culturais 2015/2016, do Instituto Dragão do Mar.

Doações Recentes

O recorte apresentado no novo bloco de doações do Museu de Arte Contemporânea do Ceará 2015/16 coloca em primeiro plano o eixo central da casa, o seu acervo, e a constituição dessa coleção. A mostra é formada, na sua maioria, por obras doadas pelos artistas, que, de alguma forma, estiveram ligados à instituição, seja através de exposições, programas públicos, oficinas, seja da recente parceria com o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, que tem ativado com potência o espaço.

Durante a mostra, que se articula principalmente pelo seu caráter processual, diferentes eixos de conteúdos serão inseridos ao seu corpo, no período em que estará em exibição no MAC-CE. Intensa programação de oficinas ministradas pelo Setor Educativo ativarão ações nas rotas entre público, acervo, arquivos e documentos.

“É com satisfação que incorporamos significativos eixos à coleção do Museu, possibilitando imersões que vão desde percursos pela produção de atuantes artistas dos anos de 1980, articulações entre o Norte e o Nordeste do Brasil e também diferentes pesquisas da recente geração cearense”, afirma o curador do MAC-CE, Bitu Cassundé. A exposição apresenta obras de Ana Maria Tavares, Armando Queiroz, Filipe Acácio, Júlio Leite, Júnior Pimenta, Leda Catunda, Marcos Cardoso, Mariana Smith e Sonia Guralh.

Estratégias Volume 1

A exposição é uma proposta dos artistas Marina de Botas e Jared Domício, que nos convida, a partir de uma subversão de elementos do cotidiano, a rever conceitos, pontuar questões e abrir espaços para outras percepções. Os artistas oferecem ao público seus percursos de imaginação que apontam, dentre outras relações, para sentimentos primordiais do ser humano.

Instinto e transcendência atravessam as narrativas divididas em: Capítulo 1–Comigo Ninguém Pode; e Capítulo 2 – Bestiário de Fêmeas. O espaço foi pensado como livro, onde cada trabalho abre possibilidades de imersão por meio de diferentes meios. Desenho, vídeos, instalações e performance compõem a mostra.

No vídeo “Samsara” (Jared Domício, 2015), por exemplo, uma rosa é submetida a uma sessão de reiki, uma terapia de origem oriental que se utiliza da energia da imposição das mãos em processos de cura. A ação foi realizada com o intuito de evitar que a rosa viesse a murchar. O vídeo é o registro de uma atitude que busca estancar o inevitável processo da morte em curso inerente a todos os seres vivos.

O registro não busca comprovar a veracidade de cura, mas apontar para nossas potencialidades desconhecidas e a poesia contida nas atitudes que parecem insólitas diante dos padrões que são atestados considerados legítimos.

Por outro lado, a “Monga” (Marina de Botas, 2016) nos apresenta uma estranha mulher que guarda segredos em torno das roupas que usa. O universo feminino transborda para outras questões através de uma narrativa que permeia a exposição e surpreende em um jogo perverso e irônico das relações entre vida e morte apresentadas sob os diferentes meios.

A narrativa deixa um sabor e uma pergunta sobre: Qual seu lado animal? Uma pergunta que nos leva aos nossos pontos extremos e sobre o que somos capazes, quando assumimos nossos instintos e chegamos às nossas estratégias mais radicais.

Serviço

Abertura das exposições Doações Recentes e Estratégias Vol.1

Quando: sexta-feira, dia 11 de março de 2016
Hora: 19h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Acesso gratuito

Mais informações

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar
Luar Maria Brandão e Luciana Vasconcelos (3488.8617 // 98970.8081 // 98733.8829)

08.03.2016
 

Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação
Instituto Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho)
Telefones: +55 85 98970.8081

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898