Biblioteca Pública tem programação especial para o Dia do Bibliotecário

9 de março de 2016 - 16:40

A atividade integra a programação do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, com a oficina de Organização e costura de Jornais, a apresentação do Livro “Ceará, um litoral único, de Patrícia Veloso, e muito mais.

 

 

A programação da Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), oferece nesta semana opções bastante diversificadas, que culminam na comemoração do Dia do Bibliotecário, em 12 de março. Nesta terça-feira (8), foi iniciado o Curso de Geofilosofia e Meditação, atividade coordenada pela Associação  Geofilosófica de Estudos Antropológicos e Culturais (AGEAC). O curso consiste no estudo da Antropologia Geofilosófica, que abrange teoria e prática de exercícios voltados ao autoconhecimento e ao autoaperfeiçoamento, propiciando o desenvolvimento de todo potencial e faculdades latentes do ser humano, elevando o nível de Ser e favorecendo uma melhora em todos os aspectos da vida: material, social, psicológico e espiritual.

 

Os interessados em participar do curso gratuito devem ligar para os telefones: 3476 9507 / 99626 1541 / 98879 1422.

 

Semana do Bibliotecário

 

Capa Livro Alex Fundo BrancoAlém do Curso de Geofilosofia, a Biblioteca Pública Espaço Estação segue com a programação de Contações de Histórias realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, e promoverá no sábado (12), Dia do Bibliotecário, a apresentação do livro “Ceará, um litoral único”, de autoria de Patrícia Veloso. A atividade ocorrerá das 9h às 9h30, na Sala de Reuniões, e traz o Ceará com suas belezas naturais, jangadas, artesanato e toda a riqueza do litoral. Com 250 fotografias de Alex Uchôa, distribuídas em 204 páginas, essa é uma obra bilíngue que tem como temática o inspirador litoral cearense, sendo organizado pela Terra da Luz Editorial, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Uma viagem por 573 km de cenários ensolarados, com paradas e mergulhos que vão além da geografia impessoal dos mapas.

 

 Dentro da proposta de democratização do produto cultural realizado no projeto, o fotógrafo Alex Uchôa já apresentou a publicação em cinco municípios visitados durante a captação das imagens e formalizará, neste sábado (12), às 9h, a doação de exemplares para bibliotecas, escolas públicas e instituições culturais, durante apresentação realizada na Biblioteca Pública.

 

SERVIÇO:

 

Apresentação do livro “Ceará, um litoral único” de autoria de Patrícia Veloso e fotos de Alex Uchôa.
Local: Biblioteca Pública Espaço Estação
Data: 12/3, das 9h às 9h30, na Sala de Reuniões
Terra da Luz Editorial – Patricia Veloso
(85) 3261 0525 – 3244 4625 – 9 8878 7021
Email: terradaluzeditorial@gmail.com

 

Oficinas de Organização e costura de jornais

 

CARTAZES DE PAPEL 5Achou que tinha acabado? Pois a programação da Biblioteca continua com a Oficina Organize e costure seus Jornais, realizada também no dia 12, das 9h30 às 12h, na Sala de Reuniões, tendo como instrutores Adairton Rodrigues, que possui cursos de Encadernação e em Higienização e Conservação de Acervo, pelo Laboratório da BPGMP, e a instrutora Regina Paiva, bibliotecária com cursos de Técnicas de Conservação em Acervos Raros, pelo Instituto do Ceará.

 

A oficina “Organize e costure os seus jornais” é gratuita e tem por objetivo repassar informações técnicas de como organizar e costurar jornais, formando uma lombada de livros, como também de revistas ou outros formatos de papel que se deseja organizar. A costura de jornais é uma técnica bem simples que pode ser realizada em casa mesmo, com diversos tipos de papel, arquivos etc. As inscrições são realizadas pelo e-mail: cassiapacoti@yahoo.com.br ou na própria biblioteca.

 

Laboratório de Escritores

 

Quem encerra a programação da semana é a turma da Fábrica do Mito e S1 Produções, que traz a cada quinzena na Biblioteca o “Laboratório de Escritores”, projeto que envolve debate, criação e produção de textos, livros, em suas diversas linguagens. Neste dia 12/3, das 14h às 17h, será debatido o “Escritor Bibliotecário”, na Sala de Reuniões. A atividade é aberta ao público.

 

Confira a programação completa as Biblioteca no site: www.secult.ce.gov.br

 

09.03.2015

 

SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ
(85) 98699-6524 – Dalwton Moura
(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 – Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Wania Caldas
Gestora de Célula/Conteúdo

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898