Primeira-dama comemora Dia da Mulher com artesãs no bairro Presidente Kennedy

9 de março de 2016 - 18:43

Na ocasião, Onélia Maria Leite de Santana reforçou o apoio ao setor artesanal e ofereceu novos cursos de capacitação para as mulheres.

web MVS1352Com o intuito de comemorar o Dia da Mulher, a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, esteve reunida nesta quarta-feira (9), no bairro Presidente Kennedy, com cerca de 40 artesãs de três entidades de Fortaleza dos bairros Presidente Kennedy, Antônio Bezerra e Pici. A coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes, também participou do evento.

Na ocasião, Onélia aproveitou para reforçar o apoio ao setor e ouvir as demandas das comunidades. “O compromisso que quero firmar com vocês é de cada vez mais consolidar o nosso artesanato. Tragam seus filhos, os sobrinhos, a vizinha, a prima, a amiga para web MVS1308que a gente possa multiplicar os artesãos. E que a nossa cultura permaneça cada vez mais viva! É uma alegria estar com vocês comemorando o Dia da Mulher e quero deixar claro que estamos juntas nessa luta!”, pontuou a primeira-dama. Ela ainda destacou os recursos garantidos pelo Governo do Estado para a realização de cursos de capacitação e logística nas feiras estaduais e nacionais com o intuito de garantir a participação dos artesãos nos eventos, entre outras ações. A primeira-dama também ofereceu novos cursos para as mulheres e questionou quais são as capacitações que elas mais desejam.

A coordenadora do Programa de Artesanato assegurou que o apoio que a primeira-dama vem dando ao segmento trouxe inúmeros benefícios. “Vocês lembram ano passado quando teve o lançamento do Selo Ceart que o governador anunciou a isenção do ICMS para os artesãos? Isso era uma demanda dos artesãos de cinco anos atrás, além de todos os recursos que o Governo do Estado já assegurou para o Programa de Artesanato esse ano também depende em parte principalmente do apoio que ela tem dado ao segmento. A gente tem muito a agradecer”, citou Amanaci.

“Essas capacitações são muito importantes. Hoje, as mulheres estão mais inseridas no mercado, no mundo do trabalho. Elas estão saindo do ciclo da violência através principalmente dessas formações, dos cursos. É uma forma também delas mulheres perceberem que elas têm um papel importante na sociedade”, ressaltou a presidente da ONG Elo Feminista, Simone Holanda, do Presidente Kennedy.

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

09.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula/Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula/Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898