Tianguá acolhe programa Juventude em Ação da SPD

9 de março de 2016 - 12:25

Iniciativa beneficiará 1.300 estudantes no município da Serra Grande

Estudantes do ensino médio de Tianguá, na região da Ibiapaba, estão entusiasmados com a oportunidade de abordar o tema drogas através do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’ e uma série de atividades inseridas em instigante gincana que tem como foco a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A oportunidade está sendo proporcionada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que trouxe para o município o programa de prevenção Juventude em Ação. Serão beneficiados mais de 1.300 alunos de dois estabelecimentos de ensino locais: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Sebastião Vasconcelos e Liceu de Tianguá José Ní Moreira.

O lançamento nas duas escolas aconteceu na terça-feira (8), pela manhã e à tarde, em cerimônias marcadas pela descontração e pela participação ativa dos estudantes beneficiados. Eles não mediram esforços para demonstrar a satisfação em participar do Juventude em Ação. Divididos em grupos e com caras pintadas, cartazes, balões coloridos, gritos de guerra e muita alegria, os jovens externaram o desejo de aprender e, posteriormente, difundir entre os familiares, amigos e nas comunidades onde residem a importância da prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Contudo, o mais importante para eles é revelar para todos do seu convívio o entendimento de que querem ficar longe das drogas por meio de ações que incentivam a criatividade e suas habilidades artísticas.

Nas duas cerimônias em Tianguá, a SPD foi representada pela secretária executiva da pasta, Aline Bezerra. Na fala aos estudantes, a gestora ressaltou a prioridade da Secretaria de trabalhar com a prevenção às drogas, em especial junto às crianças e jovens, estendendo o trabalho para as famílias e comunidades onde residem. Ela lembrou, ainda, que o Ceará é pioneiro no País na criação e implantação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, numa iniciativa do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD.

O momento mais marcante nas cerimônias foi o depoimento dos estudantes, como do jovem Matheus Yamaguchi, de 16 anos. Para ele, é fundamental aprender e difundir a mensagem de que é preciso combater as drogas. Sandy Frota, de 16 anos, considera que o Juventude em Ação contribuirá para a união dos estudantes na escola, além de ressaltar a cultura do bem-estar.

Willy Gadelha, Paulo Ricardo Silva e William Souza foram outros alunos beneficiados em Tianguá a externarem sua alegria. “Vamos combinar. Vida saudável não combina com drogas”, disseram. Alguns dos estudantes favorecidos atuarão como multiplicadores de conhecimentos, proporcionando que a ação preventiva seja difundida nas demais escolas de ensino médio de Tianguá.

O diretor da EEEP Sebastião Vasconcelos, Benedito Brás lembrou do slogan da unidade de ensino para enaltecer a chegada do Juventude em Ação. “Aqui se busca o sucesso e o sucesso não combina com o uso de drogas. O programa é uma oportunidade única de toda a comunidade escolar discutir o tema drogas e mostrar os seus males em diferentes formas de expressão”, disse. O diretor do Liceu de Tianguá. Jean Carlos Rodrigues foi mais além: “O Juventude em Ação é um presente para a nossa escola, que está situada numa área em que os jovens e as famílias necessitam de atenção e informação para ficarem longe das drogas”.

Os eventos nas escolas foram prestigiados pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Tianguá, Robério Beviláqua; pela secretária municipal de Saúde, Valdenis Vasconcelos; pelo diretor do Crede 6, Glauder Souza; e pelo vereador ClaudoHelder, dentre outras autoridades locais; além de estudantes de outros estabelecimentos de ensino, professores e membros da comunidade. 

Implementação

O Juventude em Ação será desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses. Numa primeira etapa, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 10 municípios do interior do Estado. A titular da SPD, Mirian Sobreira, considera fundamental a parceria com a educação para propagar a prevenção às drogas, socializando conhecimentos sobre o tema e, assim, reduzindo o número de usuários de substâncias psicotrópicas entre os jovens, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

“Queremos ampliar e fortalecer o conhecimentos sobre os males causados pelas drogas, além de reajustar mitos e verdades sobre os entorpecentes em geral. E estamos conseguindo a adesão efetiva dos jovens através do Juventude em Ação, essa verdadeira ciranda do bem-estar, recheada de expressões artístico-culturais”, avalia Mirian Sobreira.

O programa será aplicado em 28 escolas de ensino médio do Estado, atingindo cerca de 15 mil estudantes, famílias e membros das comunidades onde residem. Com a participação dos estudantes voluntários multiplicadores do programa, o Juventude em Ação alcançará, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará.

Antes de chegar a Tianguá, a iniciativa da SPD já havia sido lançada em Camocim, Iguatu e Caucaia. Os demais municípios cearenses beneficiados são: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Quixeramobim, Sobral e Aracati. Na etapa seguinte, estudantes do ensino médio de outras 10 cidades do Estado também serão favorecidos.

09.03.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas – SPD
Lena Ximenes – (85) 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Wania Caldas
Gestora de Célula/Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / (85) 3466.4898