Servidores são orientados a intensificar combate ao Aedes aegypti

10 de março de 2016 - 22:00

Durante palestra aos servidores do Palácio da Abolição, a bióloga, entomologista, mestre em saúde pública, Ricristhi Gonçalves, esclareceu que as pequenas ações podem erradicar a proliferação do mosquito

A tecnologia mais eficiente no combate ao Aedes aegypti, na atual realidade, é uma limpeza eficiente em casa e a atenção aos recipientes que as pessoas menos imaginam que o mosquito Aedes aegypti possa se reproduzir. Os esclarecimentos foram apresentados pela bióloga, entomologista, mestre em saúde pública e servidora da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Ricristhi Gonçalves, durante palestra aos servidores do Estado no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira (10).

“O mosquito Aedes aegyti está toda hora muito próximo de nós e temos de impedir que ele goste do ambiente para que não haja a transmissão de novas doenças. As ações do Poder Público, por mais eficientes que sejam, não têm efetividade se o cidadão não fizer a sua parte”, destacou.

Participaram da ação servidores do Gabinete do Governador, e das Secretarias da Casa Civil e das Relações Institucionais, além das coordenadorias que funcionam no Palácio da Abolição.

Ricristhi Gonçalves destacou que a faxina de casa dever ser uma ação permanente e qualquer que seja o recipiente que acumule água, desde uma tampinha de garrafa pet até a calha do telhado, pode representar um criadouro do mosquito. “O momento é delicado e de atenção redobrada. Todos os governos e a iniciativa privada estão engajadas, mas as ações de combate ao mosquito precisam ser contínuas, principalmente neste período de chuvas. Nós temos que evitar que este inseto permaneça entre nós”.

No próximo domingo (13), Ricristhi Gonçalves participa de seminário em Maceió, com pesquisadores de todo o mundo para discutir novas formas de combate ao Aedes aegypti.

10.03.2016

Lúcio Filho
Gestor de Célula / Rádio

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898