Com atendimento 24h, banco de leite do César Cals acolhe mães

11 de março de 2016

A pequena Maria Eloá, de cinco meses, ficou em casa aos cuidados de familiares, nesta quinta-feira (10). A mãe, Francisca Rosilda Cruz Mota, precisou vir a Fortaleza para resolver compromissos no Centro da capital. Elas moram em Tejuçuoca, município do interior do Ceará. Perto de retornar para casa, ela veio ao Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado Ceará, para ser atendida no banco de leite humano.

“Eu estava com a mama muito cheia, acho que não conseguiria voltar para casa, com tanto leite”, diz a mãe. Segundo ela, foi orientada a procurar o banco de leite do César Cals. Como estava perto, resolveu buscar pelo atendimento. A enfermeira Cristina Rabelo foi quem recebeu Rosilda. Explicou para ela como seria o atendimento e a levou para a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA), onde fez a ordenha para retirar todo o excesso de leite. “As mães precisam saber que elas podem contar com o banco de leite sempre, seja por telefone, seja aqui no hospital”, informa Cristina.

O banco de leite do HGCC não para. Durante todos os dias da semana, 24 horas, o atendimento pode ser realizado por telefone, como também no próprio banco, que fica na Avenida Imperador, 545, Centro. O número gratuito 0800 286 5678 é o principal canal de comunicação com o banco. A qualquer hora do dia, profissionais especializados estão a postos para tirar as dúvidas, orientar sobre amamentação e as principais intercorrências, e informar os passos para fazer a doação de leite.

No caso de Rosilda, por morar longe e não possuir um recipiente térmico, todo excesso de leite retirado foi doado para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital César Cals. Ela conta que ficou feliz por ter sido bem acolhida e, com isso, poder ajudar aos bebês com a doação. “É muito importante fazer a doação e ter esse apoio às mães”, fala. O banco de leite também manda buscar em casa as doações. É só ligar e agendar o dia e o horário.

Para as mães que ainda estão amamentando, que trabalham no Centro da cidade ou que estão de passagem e precisam de ajuda, a qualquer hora do dia, a equipe de profissionais do banco está pronta para acolher e fazer o atendimento. Os principais atendimentos são referentes à mama cheia, ingurgitamento, fissuras, mastite, abcessos mamários, relactação (a volta da produção do leite) e doação.

11.03.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCes

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898