Chaval recebe 4ª CIA do Batalhão de Divisas

12 de março de 2016 - 17:19

Grupamento será responsável por 12 municípios. O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças.

 ARI5546 web2Karina Veras comemorou a instalação da 4ª Companhia do Batalhão de Divisas em Chaval, em cerimônia realizada na manhã deste sábado (12). Para a funcionária pública a presença dos policiais vai inibir a ação de bandidos na região.

“A segurança pública é muito importante, e nós, como estamos muito próximos do Piauí, ficamos a mercê dos bandidos e principalmente dos traficantes que aproveitam para entrar. Agora não, com o policiamento, tudo vai ficar muito mais seguro”, finalizou a moradora de Chaval, durante a solenidade na Praça Murilo Aguiar.

r ARI5753O governador Camilo Santana, em seu pronunciamento, concordou com Karina. Para Camilo, o grande problema enfrentado hoje pelo sistema de segurança pública do Ceará é a forte presença das drogas na sociedade. “Eu sei da aflição das famílias cearenses em relação ao crack, maconha. O Ceará não produz drogas, essa droga entra no Ceará, e o Batalhão de Divisas vai proteger nossas divisas para evitar o trafico de armas e drogas no Ceará. Serão seis companhias para acabar com esse drama” concluiu Camilo.

r ARI5791O Batalhão sediado em Chaval é responsável ainda pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras. A 4ª Companhia conta com quatro viaturas e 44 policiais que passaram por treinamento especializado. A 3ª Companhia atende, além de Crateús, as cidades de Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente. No total, são 88 policiais e sete viaturas nas duas companhias, abrangendo 16 municípios contemplados.

r ARI5695O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, ressaltou os trabalhos para reduzir a violência em todas as regiões do Estado. “Levamos o Raio para o Interior, colocamos mais policiais nas ruas, realizamos a promoção desses profissionais, e, em breve, um concurso público vai viabilizar mais policiamento nas ruas, estamos no caminho certo”, finalizou Delci.

As atividades de combate ao tráfico de drogas, assalto a bancos e de suporte às policias dos estados vizinhos e também aos destacamentos das cidades cearenses, já começaram nas fronteiras do Cariri com Pernambuco e do Vale do Jaguaribe com o r ARI5914Rio Grande do Norte, desde o dia 11 de julho do ano passado. O batalhão especializado integra um conjunto de medidas que faz parte dos compromissos do Governo na área da segurança pública, junto com a interiorização da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Participaram ainda da solenidade de lançamento da 4ª CIA do Batalhão de Divisas em Chaval, o comandante Geral da Policia Militar, coronel Geovani Pinheiro, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Maia; o prefeito de Chaval, Pacheco Neto; os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Robério Monteiro; além de Cesar Veras, presidente da União dos Vereadores do Ceará e lideranças politicas da região.

Companhias já implantadas

O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas foi lançada, no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contam com 109 policias.

A 1ª CIA conta com 55 policiais militares, três viaturas e cobre cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela é sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA, tem com 54 policiais, três viaturas e é responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª Cia é sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

A 3ª Cia em Crateús recebeu três viaturas que serão utilizadas pela 3ª Companhia do Batalhão de Divisas, sediada em Crateús, que atende também Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente e possui 43 policiais (entre praças e oficiais).

Ampliação das operações

A 3ª e última fase acontecerá com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.

Sede do policiamento
Batalhão de Divisas – 3ª Cia em Crateús
Rua Bento Coutinho, nº 550, Centro
Telefone: (88) 3692.3511 e 3691.3020

Batalhão de Divisas – 4ª Cia em Chaval
Sede do posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Rodovia CE 085, km 415, Vila Retiro
Telefone: (88) 3625.1130.

Ponto de apoio em Tianguá
Rodovia CE 187, km 02, Dom Timóteo
Telefone: (88) 3671.9390, 3671.9392 e 3671.9391

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

12.03.2016

Weberte Lemos
Gestor da Célula de TV

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil