Aprovado estudo de viabilidade técnica da área do novo Aeroporto de Sobral

14 de março de 2016 - 13:44

A cidade cearense de Sobral acaba de dar um passo importante para a construção do novo aeroporto regional. Em uma reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Ramalho, o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Paulo Edson Ferreira, recebeu a aprovação dos estudos preliminares do aeródromo, apresentados na ocasião. O projeto, agora, segue para a fase de definição dos detalhes de engenharia e investimentos necessários para a execução das obras.

Os recursos previstos para o novo equipamento incluem a construção de um terminal de passageiros de 3,5 mil m2, pátio de aeronaves de 21,3 mil m2, com 8 posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m e Seção Contra Incêndio – SCI modelo padrão. As características habilitam o novo aeroporto regional a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 – que trabalha com capacidade para cerca de 120 passageiros.

Ainda durante o encontro, realizado em Brasília, foi firmado um convênio com o órgão no valor de R$ 30 milhões, que deverão ser utilizados na aquisição de equipamentos de segurança e proteção ao voo para os aeroportos de Aracati e de Jericoacoara. O deputado federal, Leônidas Cristino; o diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos – PROFAA, Eduardo Bernardi; o coordenador-geral de Planejamento do PROFAA, Marcio Maffili e o prefeito de Sobral, José Clodovel de Arruda Neto, estiveram presentes na reunião.

Saiba mais sobre o aeroporto de Sobral

A área escolhida para a construção do novo aeroporto de Sobral fica próximo à Rodovia CE-178. O local atendeu a critérios como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e, também, a possibilidade de expansão.

O aeroporto regional de Sobral faz parte do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação, criado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Outros sete aeroportos administrados pelo DER são contemplados pelo programa. São eles: Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Aracati e Jericoacoara, além do aeroporto de Juazeiro do Norte, que é de jurisdição da Infraero.

14.03.2016

Joslen Herbster
Assessoria de Comunicação do DER
85 3101-5788 / 8630-5470 / ascom@der.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula / Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898