Cadastro de visitantes de mais duas unidades prisionais passa a ser feito no Vapt Vupt

14 de março de 2016 - 16:52

Com o intuito de propiciar maior comodidade aos familiares dos internos do sistema penitenciário cearense, mais duas unidades prisionais já estão realizando o cadastro de visitantes no Vapt Vupt Messejana. Desde a última quarta-feira (9), o IPPOO II e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) oferecem a facilidade no cadastramento.

Com a novidade, chega a cinco o número de grandes unidades que oferecem o serviço. As Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), Professor José Jucá Neto (CPPL III) e Elias Alves da Silva (CPPL IV) já realizam o cadastro de visitantes no Vapt Vupt desde o dia 15 de janeiro. A expectativa é que ainda este ano todo o cadastramento de visitantes das grandes unidades da RMF seja feito exclusivamente no Vapt Vupt.

A transferência facilita o acesso dos visitantes e reduz o fluxo de pessoas nas unidades prisionais, retirando o cadastro do próprio presídio. Outra vantagem é o acesso ampliado, uma vez que o novo local de atendimento funciona ao lado de um terminal de ônibus, dentro da cidade de Fortaleza.

Até o dia 31 de março, as pessoas que forem ao IPPOO II e à Penitenciária de Pacatuba para realizar o cadastro ainda poderão fazer a solicitação no local. A partir de 1º de abril, a solicitação de visitas para as duas unidades será realizada exclusivamente no Vapt Vupt.

As carteiras de identificação do visitante são entregues no mesmo dia quando o solicitante for pai, mãe, filho(a) e/ou irmão(a). Nas demais situações, a exemplo de companheiro(a), o prazo será de cinco dias úteis.

O Vapt Vupt é uma central de atendimento ao cidadão, coordenado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). A central reúne diversos serviços públicos, a exemplo de emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestação de serviços. Em média, são realizados 1200 cadastros de visitas por mês.

Mais informações:

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Vapt Vupt Messejana. O Vapt Vupt funciona na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408 (ao lado do terminal da Messejana). Telefone: (85) 3218.5266.

14.03.2016

Camille Soares
Assessora da Sejus

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898