Evento em Quixeramobim comemora aniversário de Antonio Conselheiro

14 de março de 2016 - 21:50

Durante todo o sábado(12), o evento “Antônio Conselheiro 2016 – 186 anos: o homem seus caminhos e suas cidades”, realizado por jovens de Quixeramobim com o apoio da Secretaria da Cultura, Casa Civil e coordenado pelo Instituto Girândola, marcou as comemorações em homenagem ao beato que fundou a comunidade de Canudos.

A programação contou com uma visita à Casa de Antônio Conselheiro, tombada pelo patrimônio histórico cultural do Estado, e ao Memorial Antônio Conselheiro, equipamento em construção pela Prefeitura de Quixeramobim. Participaram da visita o secretário da Cultura do Estado Fabiano dos Santos, o secretário municipal de Cultura, Luciano Costa, o arquiteto Fausto Nilo, o produtor Cultural Márcio Caetano, o publicitário Fernando Costa, o artista plástico Eduardo Braga, o cronista e jornalista Xico Sá. As atividades integram a programação do evento, realizado nos dias 11 e 12, na cidade natal de Antônio Conselheiro.

No turno da tarde, o evento “Conselheiro Vivo – 2016” contou com debate ao vivo transmitido pela rádio, com a participação do psicólogo Oswaldo Costa, e do arquiteto Fausto Nilo, rememorando histórias, aprendizados e alguns trabalhos sobre Antônio Conselheiro. Uma curiosidade revelada é que o arquiteto morou, durante a infância, até o final da década de 50, na Casa de Conselheiro.

Às 14h, no Auditório da UniQ, houve a exibição do documentário “O último rastro”, com a presença do diretor Marcus Moura. Às 16h30, no mesmo local, houve debate sobre o tema “Escrita e Escritos do Sertão e de Conselheiro”, com Karla Patrícia de Holanda, Osvaldo Costa Martins e mediação da jornalista Ethel de Paula.

À noite, com o auditório da Uniq lotado, a Banda de Lata Criança Feliz, de Quixeramobim, fez a abertura dos debates. O tema “De Quixeramobim a Belo Monte – Andanças e Deslocamentos: O Poeta, a Cidade e a Escrita” foi debatido entre memórias e causos contados por Fausto Nilo e pelo jornalista Xico Sá. A programação foi encerrada com show da banda Os Transacionais, na Praça da Matriz.

Fotos: Divulgação/Secult/Felipe Abud

14.03.2016

Dalwton Moura
Assessor da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898