Porto Iracema promove oficina para Festa de Iemanjá ser patrimônio imaterial no Estado

14 de março de 2016 - 19:02

“Mapeamento e cartografia das Festas de Iemanjá no Ceará” será o tema abordado durante o evento gratuito e aberto ao público, nesta quinta (17).

Com participação da Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Oficina de Orientação para elaboração do dossiê para o pedido de registro da Festa de Iemanjá como patrimônio imaterial, em nível estadual, acontece nesta quinta-feira (17), das 9h às 13h, na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema), equipamento da Secult. Participam ainda da atividade outras instituições governamentais, não governamentais, pesquisadores, povos e comunidades de terreiro e demais simpatizantes do tema.

A oficina é resultado de um trabalho integrado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria da Cultura de Fortaleza e a Secult, como orientação da comunidade que organiza e vive a Festa de Iemanjá. O encontro integra uma série de procedimentos de elaboração do dossiê para o pedido de registro desta Festa como patrimônio imaterial. Ao todo, serão sete oficinas de orientação. Nesta quinta-feira ocorre a terceira oficina, abordando o tema “Mapeamento e cartografia das Festas de Iemanjá no Ceará”.

De acordo com a Lei de registro de Bens Imateriais do Estado do Ceará, Lei N°13.427 de 30 de dezembro de 2003, a instauração das propostas de Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial cabe, além das entidades e órgãos públicos da área cultural, a qualquer cidadão ou associação civil. As propostas de registro, instruídas com documentação pertinente, serão dirigidas à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que também deve, sempre que necessário, orientar os proponentes na montagem do processo.


Planejamento:

1° Oficina: Produção do texto para a Declaração de Interesse | Dezembro
2° Oficina: Identificação e levantamento de documentação e pesquisas sobre a Festa de Iemanjá | Fevereiro
3° Oficina: Mapeamento e cartografia das Festas de Iemanjá no Ceará | Março
4° Oficina: Coleta de depoimentos e de relatos de memória | Abril
5° Oficina: Descrição dos ciclos das Festas de Iemanjá | Maio
6° Oficina: Elaboração do Plano de Salvaguarda | Junho
7° Oficina: Preparação do Dossiê | Julho

:: SERVIÇO:

3° Oficina: Mapeamento e cartografia das Festas de Iemanjá no Ceará | Março

Data: 17/3, das 9h às 13h.

Local: Escola Porto Iracema das Artes

Entrada franca. Participação aberta a qualquer interessado.

14.03.2016

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura – Secult
Dalwton Moura – (85) 3101-6761 ou 98699-6524
dalwton.moura@secult.ce.gov.br

Giselle Dutra e Wania Caldas
Gestora de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898