Prazo para contribuir com documento da Base Comum Curricular segue até terça (15)

14 de março de 2016 - 12:15

Termina na próxima terça-feira, dia 15 de março, o prazo para o envio de colaborações sobre a Base Nacional Comum Curricular. Até lá, o MEC receberá sugestões de pais, profissionais da educação, estudantes, cidadãos e instituições interessadas em colaborar na redação do texto que definirá o que o aluno deve aprender em cada etapa da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para o técnico da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc), Rosendo Amorim, que também é membro do Comitê Estadual da Base Nacional Comum Curricular, a participação de todos os agentes comprometidos com uma formação básica de qualidade é fundamental para a melhoria da Educação brasileira. “Ainda há tempo, são quatro dias, para que as escolas que não contribuíram, possam colaborar”, destaca.

A proposta preliminar foi apresentada em setembro do ano passado pelo MEC e encaminhada para discussão em todos os Estados. Elaborado por especialistas, sob a coordenação do Ministério, o documento contou com cinco profissionais cearenses. A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014. O texto final relativo à Base deverá ficar pronto e aprovado até junho de 2016.

O documento abrange direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica. Uma parte será comum a todas as escolas e a outra regionalizada. Conforme Rosendo Amorim, serão construídos novos parâmetros curriculares para todos os níveis da educação básica. “E há nesse momento uma dimensão democrática histórica. É a primeira vez que a sociedade participa da construção de um currículo que norteará a educação brasileira”, frisa.

14.03.2016

Jacqueline Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
3101.3972 / 9 8845.5185
jacquelinec@seduc.ce.gov.br

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 / 9 8893.6983
carolineavendano@gmail.com

Ana Martins
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898